Sumários
Eneida
2 Novembro 2018, 10:00 • Rui Carlos Fonseca
Eneida
Canto 6 – Catábase e o desfile dos futuros heróis romanos
Canto 8 – Eneias nos lugares da Roma primitiva
Canto 12 – duelo final entre Eneias e Turno
Correcção do teste realizado a 31 de Outubro de 2018
Eneida
26 Outubro 2018, 14:00 • Rui Carlos Fonseca
Eneida
O Século de Augusto e a Pax Romana
Estrutura da Eneida
Eneida e os poemas homéricos
Roma e a História de Roma na Eneida
Eneida e política augustana
A missão de Eneias e do povo romano
Eneias e a pietas latina
Bibliografia
Alberto, Paulo A., «O simbólico na construção da imagem e do programa ideológico de Augusto: os mitos da fundação da cidade», Ágora. Estudos Clássicos em Debate, N.º 6, 2004, pp. 27-50.
Espírito Santo, Arnaldo M., «Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 87-121.
Montanelli, Indro, «Capítulo 27: Os Idos de Março», «Capítulo 28: António e Cleópatra», «Capítulo 29: Augusto», «Capítulo 30: Horácio e Lívio», in História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, Lisboa, Edições 70, 2006, pp. 181-186, 187-192, 193-198, 199-203.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Figura de Augusto», «Os Círculos Literários. Mecenas», «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: As Bucólicas e as Geórgicas», «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: A Eneida», «Pietas», in Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana, 3.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, pp. 225-235, pp. 236-245, pp. 246-253, pp. 254-327, pp. 338-342.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «Virgílio, Poeta da Paz e da Missão de Roma», in Estudos sobre Roma Antiga, a Europa e o Legado Clássico, Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015, pp. 123-135.
Rodrigues, Manuel dos Santos, «O Episódio de Dido na Eneida – Análise Estrutural», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 1-19.
Eneida
26 Outubro 2018, 10:00 • Rui Carlos Fonseca
Eneida
O Século de Augusto e a Pax Romana
Estrutura da Eneida
Eneida e os poemas homéricos
Roma e a História de Roma na Eneida
Eneida e política augustana
A missão de Eneias e do povo romano
Eneias e a pietas latina
Bibliografia
Alberto, Paulo A., «O simbólico na construção da imagem e do programa ideológico de Augusto: os mitos da fundação da cidade», Ágora. Estudos Clássicos em Debate, N.º 6, 2004, pp. 27-50.
Espírito Santo, Arnaldo M., «Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 87-121.
Montanelli, Indro, «Capítulo 27: Os Idos de Março», «Capítulo 28: António e Cleópatra», «Capítulo 29: Augusto», «Capítulo 30: Horácio e Lívio», in História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, Lisboa, Edições 70, 2006, pp. 181-186, 187-192, 193-198, 199-203.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Figura de Augusto», «Os Círculos Literários. Mecenas», «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: As Bucólicas e as Geórgicas», «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: A Eneida», «Pietas», in Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana, 3.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, pp. 225-235, pp. 236-245, pp. 246-253, pp. 254-327, pp. 338-342.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «Virgílio, Poeta da Paz e da Missão de Roma», in Estudos sobre Roma Antiga, a Europa e o Legado Clássico, Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015, pp. 123-135.
Rodrigues, Manuel dos Santos, «O Episódio de Dido na Eneida – Análise Estrutural», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 1-19.
Odisseia
19 Outubro 2018, 14:00 • Rui Carlos Fonseca
Odisseia
Ulisses em Ítaca (cantos 13 a 24)
As transformações/ os disfarces de Ulisses
As mentiras de Ulisses
As cenas de reconhecimento
Ulisses comparado a um aedo
Os engenhos de Penélope
Repetições e incongruências
Apresentações orais:
Ruben Lima P3 (canto 13)
Clara Vasconcelos Bobone Correia Mira P3 (canto 14)
Odisseia
19 Outubro 2018, 10:00 • Rui Carlos Fonseca
Odisseia
Ulisses em Ítaca (cantos 13 a 24)
As transformações/ os disfarces de Ulisses
As mentiras de Ulisses
As cenas de reconhecimento
Ulisses comparado a um aedo
Os engenhos de Penélope
Repetições e incongruências
Apresentações orais:
Rita Maria Alves Dias P2 (canto 17)
Inês Lopes Polónio P2 (canto 22)