Disciplina Curricular
História e Cultura Inglesa (Sécs XVI-XVIII) HCISXxv-X
Licenciatura Bolonha em Artes e Humanidades - 1_L_AH
Contextos
Grupo: 1_L_AH > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Ingleses
Período:
Grupo: 1_L_AH > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Ingleses
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa estudar as mudanças operadas na cultura inglesa dos sécs XVI a-XVIII. Conceitos como Renascimento e Iluminismo serão explorados. Abordar-se-ão factores chave como: o cisma religioso, a génese do império; as ideologias e práticas políticas então dominantes na Europa. A supremacia da razão como determinante das acções/decisões dos indivíduos e das comunidades reflectir-se-á no estudo da contestação política – Rev. Francesa, bem como da afirmação nacionalista versus império – Rev. Americana. Os avanços científicos e tecnológicos, a consolidação do capitalismo e o exodus urbano serão objecto de estudo pelo seu impacte na sociedade moderna.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.