Disciplina Curricular
Fontes e Métodos para os Estudos Asiáticos FMEA
Licenciatura Bolonha em Artes e Humanidades - 1_L_AH
Contextos
Grupo: 1_L_AH > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Asiáticos
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos de aprendizagem: esta UC tem por objectivo permitir a aquisição de instrumentos de análise plural, crítica e integrada de fontes com relevância para o estudo da Ásia e de conhecimentos relativos aos métodos utilizados no domínio dos Estudos Asiáticos. Sendo dirigida à diversidade de vertentes UCres incidentes sobre a Ásia, incide especialmente sobre os domínios da história, da arte, da literatura, da religião e da antropologia. Conteúdos programáticos: esta UC constitui uma introdução a questões fundamentais relativas às fontes e métodos dos Estudos Asiáticos. Toma como ponto de partida o estudo da história da Ásia, com um enfoque por um lado nos tipos de fontes disponíveis e por outro nas tradições e novas metodologias seguidas para a análise historiográfica tanto na Ásia como fora do seu espaço geográfico. Para este efeito, tendo em consideração especificidades regionais, olha de forma separada para conjuntos de casos no Médio Oriente, na Ásia do Sul, no Sueste Asiático e na Ásia Oriental. Prossegue com análises específicas das fontes e métodos para determinadas áreas das ciências humanas, como a arte, a literatura e a religião. Finalmente, incide sobre a evolução dos estudos antropológicos com referência à Ásia, com enfoques nas fontes e métodos utilizados e na importância dos mesmos estudos nos processos de construção identitária na Ásia.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.