Disciplina Curricular
Gestão de bibliotecas escolares GBE
Mestrado Bolonha em Ciências da Documentação e Informação - 3_M_Ciências Doc e Informação_15-16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer a evolução da Biblioteca Escolar no contexto nacional; Identificar as políticas internacionais e nacionais no domínio das bibliotecas escolares; Compreender a biblioteca Escolar como subsistema de Agrupamento/Escola; Saber gerir processos de planeamento, desenvolvimento, avaliação e inovação em bibliotecas escolares; Reconhecer a função social das bibliotecas escolares e o seu contributo para a literacia da informação; Reconhecer a importância das políticas de informação em contexto escolar; Reconhecer o papel da Biblioteca Escolar para o sucesso educativo; Saber incrementar práticas de promoção da literacia; Pensar criticamente o papel das Bibliotecas escolares; Compreender as especificidades do Bibliotecário-Escolar.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.