Disciplina Curricular

Da ideia à publicação: Investigação em Humanidades IPIH

Curso Livre em FLUL - Da ideia à publicação: Investigação em Humanidades

Contextos

Grupo: Da ideia à publicação: Investigação em Humanidades > Ciclo Único

Período:

Objectivos

Capacitar os estudantes inscritos para a redação de trabalhos científicos rigorosos e de acordo com as normas exigidas pelas instituições que financiam e publicam produção científica no campo das humanidades.- Explicar, de modo granular e detalhado, temas relacionados com os diversos géneros textuais académicos, o tratamento de fontes primárias e secundárias e questões sobre plágio e direitos de autor, complementando e sistematizando as informações e experiências que os estudantes têm vindo a recolher ao longo da licenciatura.- Auxiliar os estudantes inscritos na transição da licenciatura para os cursos de pós-graduação, preparando-os para as exigências formais do trabalho a desenvolver.

Programa

13.Programa de estudo:Sessão 1: A construção do conhecimento científico- Apresentação da estrutura do curso e dos métodos de avaliação; - A construção do conhecimento científico nas Humanidades; - Caracterização dos géneros textuais académicos (artigo, ensaio, recensão, dissertação…); - A comunicação de resultados científicos (linguagem científica vs. linguagem dos media). Sessão 2: Definição de temas de trabalho- Definição de objetivos e metodologias; - Enquadramentos teóricos e revisão de literatura; - Abordagens, ângulos e «recortes» de um mesmo tema (artigo vs. dissertação).Sessão 3: Fontes secundárias: citação e plágio- A seleção de fontes confiáveis para o trabalho académico (critérios como a indexação em bases de dados); - Normas de citação (Como e porquê utilizar?); - Plágio e autoplágio; - Direitos de Autor.Sessão 4: Fontes primárias: arquivos e espólios- Importância das fontes primárias; - A localização de fontes primárias; - Preparação da visita ao arquivo/espólio (consulta de catálogo, agendamento e pedidos antecipados); - Momento da consulta (cuidados a ter com os materiais; dados a recolher); - Armazenamento e gestão dos dados e das informações recolhidas; - Apresentação e identificação das fontes primárias. Sessão 5: O processo de publicação de artigos científicos- Processo de double blind peer review (submissão, retorno, revisão, edição e publicação); - Indexação de revistas científicas; - Revistas fraudulentas e predatórias; - Apresentações públicas (congressos, colóquios, encontros…).Cada sessão comtemplará um espaço final para a resolução de exercícios e perguntas e respostas. Carga horária: Estão previstas 20 horas de contacto e 60 horas totais de trabalho. As horas de contacto serão divididas entre as 5 sessões (3, 10, 17, 24 e 31 de julho) que cobrirão os temas citados acima. Além disso, estaremos disponíveis fora das sessões para esclarecer dúvidas e acompanhar os trabalhos dos estudantes. No início de setembro, será agendada um sessão para apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.

Métodos de ensino e avaliação

14.Será aplicada avaliação de 0 a 20 valores. Metodologia de avaliação: Participação nas discussões durante as sessões (10%); Realização dos exercícios para casa (10%); Redação de artigo (40%); Apresentação do artigo redigido (20%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º Semestre