Disciplina Curricular

Especialização em Gestão Estratégica da Cultura: Projetos Criativos e a Cidade EeGEdCPCeaC

Curso Livre em FLUL - Especialização em Gestão Estratégica da Cultura: Projetos Criativos e a Cidade

Contextos

Grupo: Especialização em Gestão Estratégica da Cultura: Projetos Criativos e a Cidade > Ciclo Único

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Unidade da FLUL que propõe o curso: Programa em Cultura e Comunicação; Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Em parceria com o American Corner da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Economia e Inovação. O curso terá lugar no espaço do American Corner da FLUL. A Gestão Cultural é uma unidade curricular com uma procura crescente por parte dos estudantes da Faculdade de Letras e tem visto um desenvolvimento interessante ao nível das práticas pedagógicas, dos trabalhos de campo associados e dos próprios projectos dos estudantes. Para muitos, esta UC é um espaço onde são capazes de articular os vários conhecimentos que abordaram nas outras unidades e aplicar os métodos interpretativos que trabalharam, sublinhando-se a importância da criação e de todo o processo de pesquisa e de preparação para a geração de uma actividade ou artefacto cultural. O evento Beyond Creative, já com cinco edições anuais, explorou este potencial e direccionou o mesmo para a aquisição de competências analíticas e de programação que ajudam a colocar em contexto diferentes projectos no âmbito das Artes e das Humanidades. Este evento contou com a participação de especialistas internacionais, com colegas de vários departamentos/áreas da Faculdade e foi um importante espaço de discussão e de criação. Este ano, a organização do evento decidiu articular a componente de evento e de formação em sala de aula, propondo a criação deste Curso Livre com um formato laboratorial. O objectivo passa por manter as componentes e os conteúdos de maior sucesso deste evento, em articulação com conteúdos e práticas pedagógicas já testadas no âmbito do ensino da gestão cultural. Será dado um especial foco à questão da criatividade e do espaço urbano. Importa assim sublinhar que: (1) esta proposta está enquadrada no âmbito da Gestão Cultural, uma disciplina já tradicional na nossa escola e com um interessante impacte; (2) o evento Beyond Creative já é uma realidade recorrente no âmbito das actividades anuais do American Corner e da própria Faculdade; (3) há um claro interesse pela temática no âmbito da Faculdade de Letras. O curso é patrocinado pela Embaixada dos Estudos Unidos da América, através do American Corner da FLUL. Neste sentido, está previsto o financiamento de todos os formadores que não são docentes da FLUL, bem como as estadias e viagens associadas. Na edição anterior deste curso, tivemos um total de 28 inscritos.

Programa

Horas de Contacto: 32 horas Horas totais de trabalho: 90 horas Elenco das Sessões: Módulo I Análise Contextual e briefing Métodos de Análise Cultural para o desenvolvimento de Projectos. Análise Textual / Abordagens Etnográficas / Abordagens Bibliométricas. Módulo II Espaços Makers Visitas e palestras no contexto do FabLab Lisboa e outros espaços maker da CML. Módulo II Gestão de Projetos Culturais Sistematização e Insights. Desenho de Estratégias e Programação de Atividades. Módulo III Ideação e Prototipagem Criação de soluções com diversas iterações. Tutoria com especialista da CML e com especialistas da Embaixada dos EUA. Apresentação e discussão do Projecto Cultural/Criativo. Síntese dos conteúdos programáticos do Curso: Os estudantes começam o seu percurso no âmbito de práticas de investigação, da recolha à interpretação de dados. Esta base será importante para estabelecer o contexto sociocultural, e económico, em que cada projecto irá ser desenvolvido. As sessões seguintes promovem um contacto próximo, e de experimentação, com o desenho de um projecto cultural e criativo em espaço urbano. Para o efeito, importa considerar as várias fases de desenvolvimento associadas e as melhores práticas de produção e de programação culturais. As componentes de imersão urbana, de experimentação 3D, de construção de um projecto e de contacto com especialistas da área servem não só como exemplos de melhores práticas, mas também como um espaço para experimentar métodos e abordagens. O curso termina com a apresentação e discussão do projeto desenvolvido.

Métodos de ensino e avaliação

Cada estudante será avaliado mediante (1) uma reflexão teórica individual que contextualize o projeto desenvolvido à luz das teorias, conceitos e instrumentos trabalhado; (2) participação num exercício conjunto desenvolvido no contexto da relação entre as artes, a cultura e a criatividade. O projeto é alvo de um relatório detalhado da análise contextual e cultural e da interpretação dos dados e dos resultados. Este relatório deve também contar o desenho pormenorizado do conceito, dos públicos, da estratégia e da programação das várias atividades envolvidas no mesmo, bem como uma indicação dos recursos necessários.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre