Disciplina Curricular
A China Antiga e Imperial CAI
Licenciatura Bolonha em Estudos Asiáticos - 1_L_EASIA
Contextos
Grupo: 1_L_EASIA > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Optativas > 3.º Ano > Grupo 2 - Ciências Sociais e Humanas (Economias, Sociedades e Políticas) - Seleccionar 2 UC
Período:
Grupo: 1_L_EASIA > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Optativas > 1.º Ano > Grupo 2 - Ciências Sociais e Humanas (Economias, Sociedades e Políticas) - Seleccionar 2 UC
Período:
Grupo: 1_L_EASIA > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Optativas > 2.º Ano > Grupo 2 - Ciências Sociais e Humanas (Economias, Sociedades e Políticas) - Seleccionar 4 UC
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos de aprendizagem: esta UC oferece uma introdução à História Cultural da China nos seus períodos antigo e imperial (até ao séc. XIV) com enfoque em fontes primárias (em tradução inglesa). Espera-se que, no final do semestre, os alunos tenham adquirido conhecimentos fundamentais acerca da China nos seus períodos antigo e imperial (até ao séc. XIV). Através da leitura e discussão dos textos em aula pretende-se ainda que os alunos desenvolvam um sentido crítico e analítico informado, consistente e independente. Conteúdos programáticos: introdução das tendências historiográficas mais recentes. Estudo do desenvolvimento cultural, político e institucional da China antiga até a fundação do Império. História cultural da China Imperial: as épocas Qin-Han, os Três Reinos e as Dinastias do Norte e do Sul, os Impérios Sui-Tang, a dominação estrangeira, as dinastias Song e os seus percursores, a ascensão do império mongol na China.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.