Disciplina Curricular

História e Teoria do Restauro HTR

Licenciatura Bolonha em Estudos Asiáticos - 1_L_EASIA

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC pretende-se conferir, numa perspetiva histórico­-artística, o conhecimento das teorias e práticas da intervenção nos monumentos, em particular depois do século XVIII, com a autonomia da figura do arquiteto-­restaurador. Discute-se a Importância dos valores dos monumentos nos diferentes contextos dos países europeus na época contemporânea e os respetivos efeitos sobre os critérios de intervenção praticados. Realce da utilidade desta UC no quadro da História da Arte, no que diz respeito ao apuramento dos diversos contributos que cada monumento teve ao longo do tempo. Pretende­-se que o aluno adquira essa consciência, permitindo­-lhe uma visão crítica da integridade da obra de arte.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2014/2015 - 2 Semestre