Disciplina Curricular

Literatura Portuguesa Contemporânea LPCont

Licenciatura Bolonha em Estudos Clássicos - 1_L_Estudos Clássicos e Portugueses 2019-2020

Contextos

Grupo: 1_L_Estudos Clássicos e Portugueses 2019-2020 > 1º Ciclo > 3.º Ano > Grupo Opcional para Ensino ou Grupo Opcional Científico - Seleccionar 4 UC

Período:

Grupo: 1_L_Estudos Clássicos e Portugueses 2019-2020 > 1º Ciclo > 3.º Ano > Grupo Opcional na Área da Literatura Portuguesa - Seleccionar 1 UC

Período:

Grupo: 1_L_Estudos Clássicos e Portugueses 2019-2020 > 1º Ciclo > 2.º Ano > Grupo Opcional para Ensino ou Grupo Opcional Científico - Seleccionar 3 UC

Período:

Grupo: 1_L_Estudos Clássicos e Portugueses 2019-2020 > 1º Ciclo > 2.º Ano > Grupo Opcional na Área da Literatura Portuguesa - Seleccionar 1 UC

Período:

Grupo: 1_L_Estudos Clássicos e Portugueses 2019-2020 > 1º Ciclo > 1.º Ano > Grupo Opcional para Ensino ou Grupo Opcional Científico - Seleccionar 5 UC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No plano curricular, o conceito histórico-literário de “literatura portuguesa contemporânea” abrange um arco de tempo que considera os momentos, autores e problemas mais significativos da produção literária portuguesa posterior aos dois momentos modernistas, com expansões até à actualidade. Não pretendendo oferecer um panorama exaustivo de um período tão alargado e necessariamente heterogéneo da literatura portuguesa nos seus vários géneros discursivos e textuais, a UC tem como principais finalidades: i) promover o conhecimento aprofundado de um leque criterioso de escritores e obras maiores, com o intuito de evidenciar temas, tópicos e questões nucleares, tanto a nível estritamente nacional, quanto no contexto mais alargado do cânone ocidental; ii) suscitar nos alunos o desenvolvimento de competências interpretativas e problematizantes a partir da leitura e do comentário continuados de textos específicos.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 2.º Semestre

2021/2022 - 2.º Semestre

2020/2021 - 2.º Semestre