Disciplina Curricular

Literaturas Pós-Coloniais Comparadas LPCom

Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 1_L_EG

Contextos

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Culturas Africanas e Diálogos Interculturais

Período:

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em História de África

Período:

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Literaturas e Culturas Africanas

Período:

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Africanos

Período:

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Artes e Culturas Comparadas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Problemática das teorias pós-coloniais, sua génese, disseminação e backlash; questionamento das perspectivas eurocêntricas, em comparação com as perspectivas que vêm dos ex-impérios; discussão das particulares conformações históricas e ideológicas dos Estudos Pós-Coloniais no mundo da língua portuguesa, o que, através de uma perspectivação comparatista, permite desconstruir determinados mitos sobre o colonialismo português; discussão dos vários prismas e elementos que configuram a estética pós-colonial e a sua actualização na literatura contemporânea de autores de ex-impérios e ex-metrópoles – a que se segue uma abordagem de natureza mais prática, com o estudo comparado de obras cuja escolha depende do corte temático por que se optar.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 2.º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre