Disciplina Curricular

História Contemporânea de Portugal HCPortu

Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 1_L_EG

Contextos

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda

Período:

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em História

Período:

Grupo: 1_L_EG > 1.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em História

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC História Contemporânea de Portugal pretende estudar a evolução da História de Portugal desde os finais do século XVIII até ao Século XX, em especial a transição do Antigo Regime para o Liberalismo, a consolidação da Monarquia Constitucional, o surgimento do movimento republicano e socialista, a proclamação da República e a sua queda, a instauração da ditadura militar, em 1926 e do estado Novo. Sem esquecer o enquadramento internacional e a projecção de Portugal no espaço colonial. História Contemporânea de Portugal estuda os principais momentos da construção do Estado e da sociedade portuguesa (Monarquia Liberal, I República, Estado Novo e Democracia) e as Constituições portuguesas em perspectiva comparada (direitos fundamentais, sistema de governo e representação política). A UC procura desenvolver o espírito crítico histórico e compreender problemas políticos, económicos, sociais e culturais de Portugal no mundo contemporâneo (séculos XIX-XX).

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 1.º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre