Disciplina Curricular
Correntes da Dança Contemporânea CDC
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 1_L_EG
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O programa de aulas assenta em duas componentes centrais: uma de teor expositivo, onde se abordará o contexto histórico que deu origem e formou o desenvolvimento da chamada dança contemporânea– incluindo em particular o percurso artístico português; e outra de natureza dialógica, dedicada à análise das tendências estéticas da actualidade, tendo por base o pensamento e teorias principais de influência, bem como a dimensão intersubjectiva da recepção crítica. Procurar-se-á reflectir sobre as seguintes questões: quais os possíveis entendimentos da dança contemporânea? Como se cruza com os outros géneros performativos? Quem faz, como faz e porque o faz? Qual o significado e papel do corpo no acto criativo e na experiência estética?
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.