Disciplina Curricular
História do Teatro em Portugal HTPort
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Literatura e Cultura Portuguesa
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Artes do Espetáculo
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Literatura e Cultura Portuguesa
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Românicos [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 18 ECTS em 3 níveis de Espanhol, Francês ou Italiano e 6 ECTS em Cultura Clássica, para além dos 60 ECTS do Major] > A realizar 30 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Artes do Espetáculo [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 6 ECTS em Cultura Clássica e 6 ECTS em Cultura Visual na FL, para além dos 60 ECTS do Major] > A realizar 12 ECTS para a obtenção do Major (A)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A pesquisa e o estudo das fontes e a análise do fenómeno teatral em Portugal numa perspectiva historico-cultural serão feitos procurando as relações entre teatro e igreja, teatro e festa, teatro e negócio, teatro e sociedade, teatro e literatura, teatro e outras artes. São objectivos da UC: Ser capaz de ler e entender as fontes para a história do teatro em Portugal; desenvolver competências na recolha de informação pertinente acerca de espaços, pessoas, textos, técnicas, formas e géneros de teatro produzido ontem e hoje em Portugal; ser capaz de analisar o fenómeno teatral de uma perspectiva historico-cultural.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.