Disciplina Curricular
Cultura Renascentista CRen
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Italianos
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Italianos
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Comunicação e Cultura
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Comunicação e Cultura
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Comunicação e Cultura [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 18 ECTS em Inglês (Nível 1, 2 e 3), 6 ECTS em Cultura Clássica e 6 ECTS em Cultura Visual na FL; obtenção de 12 ECTS em Segunda Língua Estrangeira, para além dos 60 ECTS do Major] > A realizar 30 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Comunicação e Cultura [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 18 ECTS em Inglês (Nível 1, 2 e 3), 6 ECTS em Cultura Clássica e 6 ECTS em Cultura Visual na FL; obtenção de 12 ECTS em Segunda Língua Estrangeira, para além dos 60 ECTS do Major] > A realizar 30 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC selecciona aspectos distintivos da Cultura Renascentista (como por exemplo a autodefinição e a redescoberta dos autores antigos, os civilizados e os outros (o 'Mundus Nouus'), a intolerância religiosa, a hegemonia da poesia amorosa no cânone literário europeu), procurando estimular nos alunos a reflexão crítica sobre os modos de transmissão ou ruptura deste legado em relação à cultura actual, com especial incidência no Renascimento português como memória problemática, à luz dos Estudos pós-coloniais.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.