Disciplina Curricular
Teoria da Comunicação TComun
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Comunicação e Cultura
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Comunicação e Cultura
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Comunicação e Cultura [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 18 ECTS em Inglês (Nível 1, 2 e 3), 6 ECTS em Cultura Clássica e 6 ECTS em Cultura Visual na FL; obtenção de 12 ECTS em Segunda Língua Estrangeira, para além dos 60 ECTS do Major] > A realizar 30 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Comunicação e Cultura [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 18 ECTS em Inglês (Nível 1, 2 e 3), 6 ECTS em Cultura Clássica e 6 ECTS em Cultura Visual na FL; obtenção de 12 ECTS em Segunda Língua Estrangeira, para além dos 60 ECTS do Major] > A realizar 30 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
I. Conceitos básicos dos estudos da comunicação. O paradigma comunicacional: teorias e modelos de comunicação. II. A perspetiva semiótica: o signo no centro da comunicação, os códigos e processos de significação, a semiótica social. III. Os media. Meios de comunicação de massas: da imprensa à internet. A comunicação na era digital, a teoria das redes e as redes sociais. Estruturas e dinâmicas de produção, circulação e consumo de notícias. Literacia (digital) mediática. IV. Comunicação, reputação e imagem. Comunicação estratégica e organizacional. O planejamento estratégico da comunicação.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.