Disciplina Curricular
O Romantismo Alemão RA
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Alemães [Requisitos: Obtenção de 18 ECTS em língua alemã (Nível 1, 2 e 3), para além dos 30 ECTS do Minor; as unidades curriculares de Linguística Alemã pressupõem o nível A1.2 da língua] > A realizar 24 ECTS para a obtenção do Minor
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Alemães [Requisitos: Competência em Alemão de Nível B do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso; as unidades curriculares de Linguística Alemã pressupõem o nível A1.2 da língua] > A realizar 24 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar a singularidade do romantismo alemão, compreendendo os traços distintivos da poética romântica em relação à tradição do século XVIII (a inventividade crítica do círculo de Jena e o dinamismo especulativo do idealismo alemão); 2. Explicitar, num enquadramento periodológico, os principais conceitos que presidem à caracterização do complexo período que marca, na história da cultura alemã, a transição do século XVIII para o século XIX (Auflärung, Empfindsamkeit, Sturm und Drang, Romantik e Kunstperiode); 3. Reconhecer os principais recursos estilísticos e dispositivos literários que singularizam o romantismo alemão (a escrita fragmentária, o paradoxo, o Witz e a ironia).
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.