Disciplina Curricular
História e Cultura Inglesa (Sécs XIX-XX) HCISX-X
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Ingleses [Requisitos: Competência em Inglês de nível B2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso e 18 ECTS mínimos aprovados em Inglês, para além dos 30 ECTS do Minor]
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Ingleses [Requisitos: Competência em Inglês de nível C do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso] > A realizar 12 ECTS para a obtenção do Major (B)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer os principais processos de mudança política, socioeconómica e cultural ocorridos na Grã-Bretanha entre o fim das guerras napoleónicas e a atualidade, numa perspetiva de interdependência global. Relacionar criticamente representações culturais com transformações de ordem política e socioeconómica registadas naquele contexto espácio-temporal e, simultaneamente, enquadrá-las numa perspetiva global. Mobilizar conhecimentos conceptuais e metodológicos na área dos estudos culturais que permitam enquadrar representações culturais nos contextos históricos e geopolíticos que os originam e, simultaneamente, interpelam. Exercitar práticas críticas e metodológicas (especificamente, competências de análise cultural).
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.