Disciplina Curricular
Literatura Inglesa (Sécs. XVI-XVII) LI-SecsXVI-XVII
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Ingleses [Requisitos: Competência em Inglês de nível B2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso e 18 ECTS mínimos aprovados em Inglês, para além dos 30 ECTS do Minor]
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Ingleses [Requisitos: Competência em Inglês de nível C do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso] > A realizar 18 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC reúne leituras de poetas e dramaturgos, que permitem enquadrar histórica e culturalmente a literatura renascentista. Num primeiro momento, serão estudados poemas de autores como Margaret Cavendish, Shakespeare, Sidney ou Donne, mas também de George Turberville, Thomas Lord Vaux ou Thomas Wyatt, procurando-se repensar o cânone poético renascentista e resgatar bons poemas do esquecimento a que, por algum motivo, foram votados. Num segundo momento, discutem-se textos dramáticos, como Measure for Measure, de Shakespeare, The Duchess of Malfi e The Beaux Stratagem, em que a lei interfere com o que poderiam ser considerados assuntos privados que, antes deste momento, não haviam sido legislados. A diversidade de obras escolhidas pretende ampliar a cultura literária dos alunos, incentivar o pensamento crítico e a capacidade de análise.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.