Disciplina Curricular
História e Cultura dos EUA (Sécs. XX e XXI) HCES-XX-XX
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Norte-Americanos [Requisitos: Competência em Inglês de nível B2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso e 18 ECTS mínimos aprovados em Inglês, para além dos 30 ECTS do Minor]
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Norte-Americanos [Requisitos: Competência em Inglês de nível C do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso] > A realizar 12 ECTS para a obtenção do Major (B)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos serão capazes de enquadrar fenómenos pertencentes a períodos históricos distintos na evolução cultural da história moderna dos EUA: especificamente em relação a temas centrais como sejam o American Divisionism, Experiment and Dream. Os alunos deverão entender como certas manifestações socioculturais - inseridas nas suas épocas culturais, presidências e história social- têm advogado (ou atacado) determinadas ideologias, estéticas e costumes. Os alunos desenvolverão projetos de investigação individuais com o objectivo de aprofundarem, de forma reflexiva e crítica, o seu conhecimento das complexidades inerentes às formas de vida americana, tanto institucional como comunitária.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.