Disciplina Curricular
Literatura dos EUA (Sécs. XVIII-XIX) LE-SecsXVIII-XIX
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Norte-Americanos [Requisitos: Competência em Inglês de nível B2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso e 18 ECTS mínimos aprovados em Inglês, para além dos 30 ECTS do Minor]
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Estudos Norte-Americanos [Requisitos: Competência em Inglês de nível C do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no final do curso] > A realizar 18 ECTS para a obtenção do Major
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC desenvolve competências de leitura atenta e análise discursiva de textos literários dos EUA num período que remonta à época colonial e se estende até ao final do Séc. XIX. Visa articular, em relação com os períodos de formação identitária da cultura dos EUA, os conceitos periodológico-estéticos de: literature colonial e Puritanismo; Iluminismo e escrita revolucionária; Romantismo e Transcendentalismo; Realismo e Naturalismo; Simbolismo, representatividade do eu (público) e subjetivismo. Os alunos deverão produzir comentários críticos e respostas criativas a questões estilístico-ideológicas levantadas pelos (com)textos em análise.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.