Disciplina Curricular
Literatura Portuguesa Contemporânea LPCont
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Literatura e Cultura Portuguesa
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Literatura e Cultura Portuguesa
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No plano curricular, o conceito histórico-literário de “literatura portuguesa contemporânea” abrange um arco de tempo que considera os momentos, autores e problemas mais significativos da produção literária portuguesa posterior aos dois momentos modernistas, com expansões até à actualidade. Não pretendendo oferecer um panorama exaustivo de um período tão alargado e necessariamente heterogéneo da literatura portuguesa nos seus vários géneros discursivos e textuais, a UC tem como principais finalidades: i) promover o conhecimento aprofundado de um leque criterioso de escritores e obras maiores, com o intuito de evidenciar temas, tópicos e questões nucleares, tanto a nível estritamente nacional, quanto no contexto mais alargado do cânone ocidental; ii) suscitar nos alunos o desenvolvimento de competências interpretativas e problematizantes a partir da leitura e do comentário continuados de textos específicos.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.