Disciplina Curricular
Aquisição e Desenvolvimento de Língua Não-Materna ADLNM
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - 2_L_EG 2023-24
Contextos
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Linguística Experimental [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 6 ECTS em O Estudo da Linguagem Humana, para além dos 30 ECTS do Minor]
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Língua e Linguística Francesas [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 6 ECTS em O Estudo da Linguagem Humana, para além dos 30 ECTS do Minor; competência em Francês de nível B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas] > A realizar 18 ECTS para a obtenção do Minor
Período:
Grupo: 2_L_EG 2023-24 > 1º Ciclo > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Língua e Linguística Espanholas [Requisitos: Obtenção no Tronco Comum de 6 ECTS em O Estudo da Linguagem Humana, para além dos 30 ECTS do Minor; competência em Espanhol de nível B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas] > A realizar 18 ECTS para a obtenção do Minor
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como um dos seus objetivos a discussão das principais hipóteses atuais acerca da aquisição de uma língua não materna (L2), constrastando-a com a aquisição de uma língua materna (L1). Serão considerados efeitos de idade de primeira exposição à língua, bem como efeitos de quantidade e tipo de input, e ainda a interação entre a L1 e a L2 no processo de aquisição. Serão discutidas hipóteses recentes acerca da aquisição de uma terceira língua (L3). Os estudantes observarão dados de corpora e resultados de testes experimentais, sobretudo dados de aquisição do português por falantes de diferentes línguas, mas também, e sempre que relevante, dados de aquisição de outras línguas como L2.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.