Disciplina Curricular

Introdução à Paleografia e Diplomática IPDip

Licenciatura Bolonha em Estudos Portugueses - 1_L_EPORT 2013/14

Contextos

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em História

Período:

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em História

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso tem por objectivo introduzir os alunos à aprendizagem da investigação em fontes primárias, articulando dois conteúdos programáticos. Por um lado, a Paleografia no seu nível mais elementar e prático, isto é, a leitura de documentos jurídicos escritos em português, entre finais do século XIII e finais do século XV. Por outro, a Diplomática na sua componente de análise crítica da forma dos ditos documentos.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º Semestre

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 2.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 2.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 2.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 1.º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre