Disciplina Curricular

Crítica Textual CText

Licenciatura Bolonha em Estudos Portugueses - 1_L_EPORT 2013/14

Contextos

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Edição

Período:

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Literatura e Cultura Portuguesa

Período:

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Língua Portuguesa

Período:

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Literários

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC pretende desenvolver a aquisição de competências práticas de elaboração de edições de textos de tradição apógrafa e de tradição autógrafa. Familiarizados com fundamentos teóricos e metodológicos da Crítica Textual, os alunos adquirirão competências para reconhecer e descrever os fenómenos inerentes aos processos de produção e de transmissão de um texto. Neste sentido desempenharão tarefas de recenseamento testemunhal, transcrição, colação, representação cronológica da informação textual, constituição do texto e representação da variação. Adicionalmente, poderão ser treinados em actividades de editoração do próprio trabalho editorial

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º Semestre

2022/2023 - 2.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 2.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 2.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 2.º Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 2.º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre