Disciplina Curricular

Literaturas Pós-Coloniais Comparadas LPCom

Licenciatura Bolonha em Estudos Portugueses - 1_L_EPORT 2013/14

Contextos

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Culturas Africanas e Diálogos Interculturais

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Problemática das teorias pós-coloniais, sua génese, disseminação e backlash; questionamento das perspectivas eurocêntricas, em comparação com as perspectivas que vêm dos ex-impérios; discussão das particulares conformações históricas e ideológicas dos Estudos Pós-Coloniais no mundo da língua portuguesa, o que, através de uma perspectivação comparatista, permite desconstruir determinados mitos sobre o colonialismo português; discussão dos vários prismas e elementos que configuram a estética pós-colonial e a sua actualização na literatura contemporânea de autores de ex-impérios e ex-metrópoles – a que se segue uma abordagem de natureza mais prática, com o estudo comparado de obras cuja escolha depende do corte temático por que se optar.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 2.º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2015/2016 - 2 Semestre