Disciplina Curricular

Introdução aos Métodos Laboratoriais IML

Licenciatura Bolonha em Estudos Portugueses - 1_L_EPORT 2013/14

Contextos

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Arte e Património

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No âmbito de uma dinâmica interUCr que cada vez mais envolve os estudos de História da Arte, esta UC tem por finalidade dar a conhecer aos alunos os aspetos materiais e técnicos das obras de arte, particularmente, as questões envolvidas na sua elaboração e na sua conservação. Estudam­-se os principais métodos de exame e análise disponíveis, demonstrando­-se a sua importância para os estudos História da Arte através da apresentação de diversos casos de estudo nacionais e internacionais. Os alunos deverão ser capazes de identificar diversos métodos laboratoriais, bem como os contributos e limitações de cada um deles para o conhecimento das obras de arte. Devem também ser capazes de reconhecer a importância que constitui para o avanço científico da História da Arte, o desenvolvimento de trabalhos interUCres, envolvendo especialistas das ciências sociais e humanas e das ciências exatas (química, física, biologia, geologia).

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2.º Semestre

2022/2023 - 2.º Semestre

2018/2019 - 2.º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre