Disciplina Curricular

História e Cultura dos EUA (Época Colonial - 1900) HCE-EpocaColonial1900

Licenciatura Bolonha em Estudos Portugueses - 1_L_EPORT 2013/14

Contextos

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Norte-Americanos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC visa o diálogo com textos culturais de índole vária (literários, históricos, visuais, multimediais) subjacentes à formação e afirmação da(s) identidade(s) dos EUA. Pretende-se uma perspetiva abrangente e uma produção crítica adaptada aos interesses dos alunos sobre os seguintes períodos e temas dominantes da História dos EUA: era pré-colonial, período colonial e puritanismo; pensamento iluminista e independência; populações autóctones, expansão territorial e fronteira; imigração e escravatura; Guerra Civil; industrialização e “Gilded Age”. Instar-se-á a que o olhar retrospetivo ilumine a consciência sobre estar no presente e avaliar os caminhos possíveis.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 1.º Semestre

2015/2016 - 2 Semestre