Disciplina Curricular

Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos ADLin

Licenciatura Bolonha em Estudos Portugueses - 1_L_EPORT 2013/14

Contextos

Grupo: 1_L_EPORT 2013/14 > 1.º Ciclo > Tronco Comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Língua Portuguesa

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como objetivo a discussão das principais hipóteses atuais sobre o fenómeno de aquisição das línguas, considerando diferentes situações de aquisição (L1 e L2, aquisição em situação de monolinguismo e de bilinguismo). Casos de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem serão também considerados. Pretende-se ainda desenvolver, a um nível descritivo, conhecimento acerca de alguns aspetos relevantes e caracterizadores da aquisição de uma língua (sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento fonológico, sintático e lexical). O estudo do português será privilegiado, embora se explorem contrastes com outras línguas, sempre que relevante (considerando dados de corpora e resultados de trabalhos experimentais).

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2.º Semestre

2022/2023 - 2.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 2.º Semestre

2018/2019 - 2.º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre