Disciplina Curricular
Metodologia do Trabalho Científico MTCien
Mestrado Bolonha em História - 2_Mestrado em História - 2024-2025
Contextos
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História Medieval
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História do Brasil
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História Contemporânea
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História de África
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > Paleografia e Diplomática
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História do Género
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História Antiga
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > História Moderna e da Expansão Europeia
Período:
Grupo: 2_Mestrado em História - 2024-2025 > 2º Ciclo > 1.º Ano Curricular > Especialidade > Historiografia e Teoria da História
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Em Metodologia do Trabalho Científico (MTC), são exploradas as principais etapas da elaboração de uma investigação científica em História, considerando, por um lado, os desafios a enfrentar pelo historiador no uso das fontes e da bibliografia existentes, e por outro lado, a exigência de redacção de um trabalho final, de acordo com regras de apresentação bem definidas, como os estilos internacionais de referenciação bibliográficos.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.