Disciplina Curricular
Metodologia do Trabalho Científico MTCien
Mestrado Bolonha em História - 1_M6158_História
Contextos
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História das Relações Internacionais
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > Historiografia e Teoria da História
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História do Género
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > Paleografia e Diplomática
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História Medieval
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História do Brasil
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História Antiga
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História de África
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História Moderna e Contemporânea
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História dos Descobrimentos e da Expansão
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História da Ásia
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Em Metodologia do Trabalho Científico (MTC), são exploradas as principais etapas da elaboração de uma investigação científica em História, considerando, por um lado, os desafios a enfrentar pelo historiador no uso das fontes e da bibliografia existentes, e por outro lado, a exigência de redacção de um trabalho final, de acordo com regras de apresentação bem definidas, como os estilos internacionais de referenciação bibliográficos.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.