Disciplina Curricular
História da Agricultura em Portugal (séc. XIX-XX) HAP-SecXIXXX
Mestrado Bolonha em História - 1_M6158_História
Contextos
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História Militar > Optativas > 1º Ano > Opção Livre
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > Historiografia e Teoria da História > Optativas > 1º Ano > Opção Livre
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > Estudos Árabes e Islâmicos > Optativas > 1º Ano > Opção Livre
Período:
Grupo: 1_M6158_História > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialidade > História Antiga > Optativas > 1º Ano > Opção Livre
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário História da Agricultura em Portugal nos séc. XIX e XX pretende dar a conhecer as fontes e metodologias da História da Agricultura em Portugal nos séculos XIX e XX; Caracterizar a realidade agrícola portuguesa no início do séc. XIX; Avaliar o impacto das alterações políticas e económicas na produção agrícola nacional; Identificar as relações entre mudança institucional em Oitocentos e a agricultura portuguesa; Definir as tendências de inovação e persistência na agricultura portuguesa no século XIX; Ponderar o impacto das crises de fim de século no sector agrícola nacional; Explicar as relações entre Agricultura, Republicanismo e a I República em Portugal; Caracterizar o impacto da Grande Guerra na produção, agentes e mercados agrícolas; Analisar a relevância da agricultura portuguesa para o Estado Novo, o seu enquadramento institucional e a evolução no período de 1933 a 1974.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.