Disciplina Curricular
História da Língua Portuguesa HLPor
Licenciatura Bolonha em Línguas, Literaturas e Culturas - 2_L_LLC
Contextos
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Portugueses
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Línguas Modernas
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Edição
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Estudos Portugueses
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Edição
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Major em Línguas Modernas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC oferece uma descrição panorâmica das principais mudanças linguísticas observáveis no português desde a sua formação até aos nossos dias. Cobre diferentes áreas da gramática (fonologia, morfologia, sintaxe, léxico), perspetivadas quer diacronicamente quer na variação dialetal que exibem. Para além da componente descritiva, e interagindo com ela, o programa da UC inclui a leitura, interpretação e comentário linguístico de textos portugueses de diferentes épocas (desde os textos medievais mais antigos até ao período moderno).
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.