Disciplina Curricular
Literaturas Pós-Coloniais Comparadas LPCom
Licenciatura Bolonha em Línguas, Literaturas e Culturas - 2_L_LLC
Contextos
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Literaturas e Culturas Africanas
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em História de África
Período:
Grupo: 2_L_LLC > 1.º Ciclo > Tronco comum > Majors (60 ECTS) e Minors (30 ECTS) > Opções de Majors e Minors (Atenção: Alguns Majors/Minors podem ter requisitos. Consulte a legislação do curso) > Minor em Culturas Africanas e Diálogos Interculturais
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Problemática das teorias pós-coloniais, sua génese, disseminação e backlash; questionamento das perspectivas eurocêntricas, em comparação com as perspectivas que vêm dos ex-impérios; discussão das particulares conformações históricas e ideológicas dos Estudos Pós-Coloniais no mundo da língua portuguesa, o que, através de uma perspectivação comparatista, permite desconstruir determinados mitos sobre o colonialismo português; discussão dos vários prismas e elementos que configuram a estética pós-colonial e a sua actualização na literatura contemporânea de autores de ex-impérios e ex-metrópoles – a que se segue uma abordagem de natureza mais prática, com o estudo comparado de obras cuja escolha depende do corte temático por que se optar.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.