Disciplina Curricular

Linguística Aplicada ao Ensino do Português I (Língua Estrangeira/Língua Segunda) LAEPeg-I-LinguaEstrangeiraLinguaSegunda

Doutoramento Bolonha em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda - D5944_Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

Contextos

Grupo: D5944_Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda > 3º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objectivo é desenvolver e aprofundar competências em linguística aplicada ao ensino do português (PLE/PL2) para analisar, avaliar e propor novos paradigmas na área do ensino, aprendizagem, avaliação da Língua Portuguesa para falantes de outras línguas (LE, L2, língua de acolhimento) em diferentes contextos. Os estudantes deverão desenvolver competências em torno do estudo de três temas centrais: (a) a linguística aplicada como lugar de síntese pluriUCr e suas implicações no ensino-aprendizagem de uma língua; (b) a interacção entre modelos de ensino­aprendizagem de PLM/ PL2/ PLE; (c) modelos teóricos e contextos de ensino­aprendizagem de imersão e não imersão linguística.

Programa

Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Métodos de ensino e avaliação

Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1.º Semestre

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º Semestre

2020/2021 - 1.º Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 1.º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre