Disciplina Curricular
Linguística Aplicada ao Ensino do Português I (Língua Estrangeira/Língua Segunda) LAEPeg-I-LinguaEstrangeiraLinguaSegunda
Doutoramento Bolonha em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda - D5944_Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda
Contextos
Grupo: D5944_Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda > 3º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objectivo é desenvolver e aprofundar competências em linguística aplicada ao ensino do português (PLE/PL2) para analisar, avaliar e propor novos paradigmas na área do ensino, aprendizagem, avaliação da Língua Portuguesa para falantes de outras línguas (LE, L2, língua de acolhimento) em diferentes contextos. Os estudantes deverão desenvolver competências em torno do estudo de três temas centrais: (a) a linguística aplicada como lugar de síntese pluriUCr e suas implicações no ensino-aprendizagem de uma língua; (b) a interacção entre modelos de ensinoaprendizagem de PLM/ PL2/ PLE; (c) modelos teóricos e contextos de ensinoaprendizagem de imersão e não imersão linguística.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.