Disciplina Curricular
Culturas de Fronteira CFron
Mestrado Bolonha em Tradução - M6633_Tradução
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Discute-se o conceito de fronteira e a sua aplicação do ponto de vista historiográfico em particular no caso da península Ibérica Medieval, com uma atenção permanente também à Sicília e ao Mediterrâneo Oriental. Entende-se assim contribuir para a história das sociedades envolvidas no processo de formação do al-Andalus e depois na “Reconquista”. Discute-se, finalmente, como a fronteira chega a ser uma realidade suficientemente estruturante para chegar a enformar as realidades sociais e culturais nela envolvidas conferindo-lhes um cunho individualizado.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.