Sumários

Dativ

17 Fevereiro 2025, 11:00 Nora Heitmann

  • Korrektur Hausaufgaben

  • Wiederholung Verben mit Dativ und Personalpronomen (siehe Slides)

  • Hörverstehen Kursbuch DaF kompakt Lektion 9, S. 85, Nr. 2

  • Wortschatz feiern: DaF kompakt Übungsteil S. 83, Nr. 5a


Hausaufgabe:

  • DaF kompakt Übungsteil S. 83, Nr. 5a fertig

  • Grammatik Aktiv 20, S. 51 Nr.7

  • Grammatik Aktiv 22, S. 55 Nr.6 + 7 

  • Recherche Lektüre: Was möchten Sie lesen? Werther (Goethe) oder Die Räuber (Schiller) 

  • Voting Lektüre


Minitest

14 Fevereiro 2025, 11:00 Nora Heitmann

  • Mini-Test

  • Leseverstehen: Valentinstag

  • Grammatik: Verben mit Akkusativ und Dativ (Arbeitsblatt Einführung + Übungsbuch S. 82, Nr. 2)


Feiern

12 Fevereiro 2025, 11:00 Nora Heitmann

  • Korrektur Hausaufgaben

  • Hörverstehen: Kursbuch S. 80, Nr. 2 a-d

  • Grammatik Personalpronomen + Verben mit Dativ: Kursbuch S. 81, Nr. 3

  • Leseverstehen und Wortschatz:  Kursbuch S. 81, Nr. 4

  • Sprechen: Dialog "Einladen, zusagen, absagen"


Hausaufgabe:

  • Grammatik Aktiv 22 (Verben mit Dativ) S. 54-55, Nr. 1-3


Wiederholung

10 Fevereiro 2025, 11:00 Nora Heitmann

  • Organisatorisches

  • Kennenlerninterview

  • Mentimeter: Wiederholung A1.2

  • DaF kompakt neu Lektion 9 Teil A

    • Kursbuch: S.80, Nr. 1

    • Übungsbuch: S. 78, Nr. 1, S. 80. N r 1


Hausaufgabe:

  • Grammatik Aktiv 20 (Personalpronomen), S.50, Nr. 1-3


Anmerkungen:


Minitest: FREITAG, 14/02

Themen:  

  • Perfekt

  • Modalverben

  • Satzstellung

  • Personalpronomen

  • Verben mit Dativ


Programm:

ALEMÃO A2.1

Objetivos de aprendizagem

 

As aulas têm por objetivo habilitar os/as participantes a comunicar de forma significativa e autêntica. Busca-se, de forma equilibrada, o desenvolvimento das quatro competências – expressão oral (falar), expressão escrita (escrever), compreensão oral (ouvir) e compreensão escrita (ler) – em contextos de trabalho individual, em duplas e em grupos. No final do semestre, atingir-se-á o nível de aprendizagem A 2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

 

Critérios de avaliação

 

Espera-se a participação ativa, tanto por meio de intervenções durante as aulas quanto por tarefas realizadas em casa. Essa abordagem também inclui a interação dos/das participantes com materiais online, podendo envolver a participação em plataformas interativas. A avaliação é contínua e baseia-se em três elementos:

 

ð  2 testes presenciais escritos (30% +30%)

ð  1 exame oral, última semana de aulas (horários a definir) (30%)

ð  trabalho contínuo (participação regular e ativa na aula, uma apresentação, TPCs e portefólio* (10%)

 

*Portefólio (facultativo):

O portefólio é uma coleção de todos os textos escritos em casa e corrigidos, no máximo duas vezes, pelo professor. O portefólio poderá ser entregue até dia 23.05.2025, em forma digital no Moodle.

 

Datas de exames:

 

Exame 1: Montag 24/03/2025

Exame 2: Montag 19/05/2025

 

Atenção: Em caso de reprovação, o/a estudante pode inscrever-se no exame de avaliação final alternativa. Esse exame é composto de duas partes, escrita e oral, sendo que a admissão à componente oral pressupõe a aprovação na componente escrita. A nota será a média aritmética de ambas as componentes. Isto também se aplica ao exame de conclusão de licenciatura.

 


 

Material:

 

Manual:

DaF kompakt neu A2, Kurs-und Übungsbuch

Editora: Klett

ISBN: 978-3-12-676314-1

Preço na FLUL: 22,77 €

 

 

Livro de gramática (facultativo):

 Grammatik aktiv A1 - B1:

Editora: Cornelsen

ISBN: 978-3-06-122964-1

 

Encontrará os restantes materiais na plataforma Moodle.

 

Horário de atendimento:

 

segundas-feiras, 14.00 – 15.00 h (com inscrição prévia via email)

 

Contacto:

 

Natalia Borges: nborges@letras.ulisboa.pt

 

Nora Heitmann: noraheitmann@letras.ulisboa.pt

 

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos. Agradeço qualquer feedback ou sugestão que possa enriquecer as aulas. Se houver algo que não seja do seu agrado, agradeço que me informe o mais breve possível.

Muito obrigada!