1.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir competências básicas na comunicação oral e escrita: compreender enunciados e expressões frequentes relacionados com áreas de prioridade imediata (ex.: informações pessoais, saúde, habitação, compras, meio circundante); compreender na globalidade e em pormenor textos adequados ao nível (informativos e ficcionais), isolar informação relevante em textos de nível de dificuldade superior; comunicar em tarefas simples sobre assuntos habituais (ex.: expressar opinião sobre um tema, comparar diferentes objetos e situações entre si) e interagir em rotinas quotidianas; escrever textos coerentes sobre tópicos variados, respeitando a ortografia e as regras de pontuação.
1 (ENG). Learning outcomes of the curricular unit
The students will acquire basic skills in oral and written communication: understanding utterances and frequent expressions related to areas of most immediate relevance (e.g., personal information, health, housing, shopping, local geography); understanding overall and in detail texts (fictional and non-fictional) appropriate to the level in question; isolate relevant information in texts of a higher level; communicating in ordinary tasks (e.g., express an opinion on a topic; compare different objects and situations) and interacting in situations of daily routine; writing coherent texts about a variety of topics respecting both spelling and punctuation rules.
2.Conteúdos programáticos
• Tópicos básicos do dia-a-dia (compras, habitação, saúde, vida citadina).
• Vocabulário e estruturas discursivas inerentes a estes tópicos.
• Informação genérica sobre os países de língua alemã.
• Leitura de textos informativos e ficcionais.
• Estruturas gramaticais (orações causais, temporais e infinitivas, declinação dos adjetivos).
2 (ENG).Syllabus
• Basic day-to-day topics (shopping, housing, health, urban life)
• Vocabulary and discursive structures inherent to these topics.
• General information about German speaking countries.
• Readings of fictional and non-fictional texts.
• Grammatical structures (causative, temporal and infinitive clauses, declination of adjectives).
3.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos da unidade curricular, dado que o programa foi concebido com base na escala de competências definida pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) que, além de estabelecer perfis genéricos (de A1- utilizador elementar - a C2 - utilizador proficiente), propõe descritores para os conteúdos programáticos. Os manuais escolhidos seguem de perto a progressão de aprendizagem descrita pelo QECR.
3 (ENG).Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
The syllabus is consistent with the objectives of the course given that it was designed based on a range of skills defined by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). In addition to establish generic profiles (A1, elementary, C2, proficiency), it also provides descriptors for the syllabus. The textbooks chosen closely follow the learning progression described by the CEFR.
4.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino é de abordagem comunicativa. É procurado em igual medida o desenvolvimento das diferentes competências – ler, ouvir, falar e escrever –, em contexto de trabalho individual, em pares e em grupo. Na sala de aula é usado um manual (por todos os docentes dos níveis A1 e A2). Conta-se com participação ativa dos estudantes quer através de intervenções na sala de aula, quer na forma de tarefas realizadas em casa. Esta metodologia contempla também uma confrontação dos alunos com material online, podendo envolver participação em plataformas interativas.
A avaliação é contínua e feita com base em 4 elementos: mínimo de 2 testes escritos (50 %); 1 prova oral no fim do semestre (25 %); participação nas aulas, trabalhos de casa e portfolio (25 %).
4 (ENG).Teaching methodologies (including evaluation)
The teaching methodology is the communicative approach. The development of different skills - reading, listening, speaking, and writing – is put into practice in equal measure in the context of individual work, in pairs and in groups. A textbook is used (in all classes levels A1 and A2); for a successful learning process students should actively participate in tasks carried out in the classroom as well as at home.
Assessment is based on at least two written tests (50%), one oral test at the end of the semester (25%), class participation, homework, and a portfolio (25%).
5.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino, de abordagem comunicativa, privilegia um desenvolvimento de todas as competências comunicativas em igual medida. Pratica-se assim uma constante alternância de tipos de exercício, promovida pelo manual e complementada com material trazido pelo docente e/ou discentes para a sala de aula.
5 (ENG).Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
The communicative approach employed favors the development of all communicative skills in equal measure. Practice is thus a constant alternation of types of exercise promoted by textbook and supplemented with material brought by the teacher and / or students to the classroom.
6.Bibliografia
DaF kompakt neu A2 (Kurs- und Übungsbuch)
Grammatik-Reader A2
Wörterbuch Deutsch als Fremdsprache (Langenscheidt oder Pons)