1.Nome da unidade curricular

Alemão B2.1

2.Ciclo de estudos

1.º

3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respetivas horas de contacto)

Andrea Riedel, 45 TP + 15 O

4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

É capaz de compreender textos de linguagem geral, técnicos e literária, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma bastante fluente e espontânea sobre assuntos específicos tratados na sala de aula, sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz, com alguns erros e falhas no vocabulário, para fins sociais, académicos e profissionais, dentro as temáticas trabalhadas na sala de aula. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

4. Learning outcomes of the curricular unit

Can understand general, specific, and literary texts and recognize implicit meaning. Can express him/herself relatively fluently and spontaneously about specific aspects treated during the school year without much obvious searching for expressions. Can use language flexibly and effectively for social, academic, and professional purposes, with some errors in grammar and vocabulary.  Can produce clear, well-structured, detailed texts on complex subjects that were prepared in classroom, showing controlled use of organizational patterns, connectors, and cohesive devices.

5.Conteúdos programáticos

Através de textos e materiais audiovisuais do manual e da docente, de cariz documental, (auto) biográfico e científico, sobre os países de língua alemã, serão desenvolvidos o vocabulário específico e o conhecimento de temas atuais, sendo, ao mesmo tempo, aprofundadas as respetivas estruturas gramaticais. Os textos literários usados desenvolverão as competências dos alunos ao nível escrito, a sua criatividade e a sua ligação emocional à língua alemã.

5.Syllabus

Through documental, scientific, biographical, and audiovisual materials from the manual and the teacher, specific vocabulary and the knowledge of current topics will be developed, and grammatical structures will be enhanced. Literature will promote students´ competences on the written level, their creativity, and their emotional connection to the German language.

6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A metodologia de ensino é de abordagem comunicativa. É procurado em igual medida o desenvolvimento das diferentes competências – ler, ouvir, falar e escrever –, em contexto de trabalho individual, em pares e em grupo. Como o nível de aprendizagem B2 se foca na oralidade e na escrita de diversos tipos de textos específicos, o trabalho na sala de aula e em casa focar-se-á igualmente na produção oral como na elaboração de textos. Esta metodologia baseia-se no uso de materiais autênticos como filmes, artigos de jornais, reportagens, textos biográficos de cariz pessoal etc. e envolve também materiais online (vídeos, material áudio, etc.). A avaliação é contínua e com base em 4 elementos: 2 testes escritos (50 %), 1 apresentação ao longo do semestre (25 %), participação nas aulas, trabalhos de casa (25 %).

6. Teaching methodologies (including evaluation)

The teaching methodology is the communicative approach developing equally the different skills - reading, listening, speaking, and writing - in the context of individual work, in pairs and in groups. At the same time, grammatical structures and specific vocabulary are introduced. As the B2-level focuses both on the improvement of oral and written expression, in the classroom and at home the focus is on oral production and on elaboration of different types of written texts. This methodology is based on authentic materials as films, literature, articles, reports, biographical texts etc. as well as it involves the use of online resources (video, audio texts, etc.).
Grading is based on four elements: two written tests (50%), one presentation (25%), in-class participation, homework (25%).

7.Bibliografia

Sicher! B2, Kurs- und Arbeitsbuch. Hueber-Verlag.

Groβwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (2015), Langenscheidt.

Groβwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (2011), Pons.

Textos literários

8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

1 hora/semana, a definir no início do semestre / 1 hour/week, timetable indicated at the beginning of the semester.

9. Requisitos (caso existam)/Requirements (if foreseen)

Ter adquirido o nível B 1.2 do QECR / having passed the B1.2-level or results in the placement test that indicate B2.1-level.