1.Nome da unidade curricular
Alemão B2.2
2.Ciclo de estudos
1 º ciclo
3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respetivas horas de contacto)
Andrea Riedel, 45 TP + 15 O
4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
É capaz de compreender textos de linguagem geral e técnica e textos literários longos, reconhecendo os seus significados implícitos e mostrando capacidade de análise e espírito crítico. É capaz de se exprimir de forma bastante fluente e espontânea sobre assuntos específicos tratados na sala de aula, sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz, com poucos erros e falhas no vocabulário, para fins sociais, académicos e profissionais, dentro as temáticas trabalhadas ao longo do ano letivo. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. É capaz de pesquisar, analisar e comentar materiais escolhidos por ele e elaborar
apresentações escritas e orais, trabalhando em autonomia e em conjunto com os colegas.
4. Learning outcomes of the curricular unit
Can understand a wide range of general, specific, and literary texts and recognize implicit meaning. Can express him/herself relatively fluently and spontaneously about specific aspects treated during the school year without much obvious searching for expressions. Can use language flexibly and effectively for social, academic, and professional purposes, with some errors in grammar and vocabulary. Can produce clear, well-structured, detailed texts on complex subjects that were prepared in classroom, showing controlled use of organizational patterns, connectors, and cohesive devices. Is able to investigate, analyze and comment materials and elaborate oral or written presentations, in an autonomous way.
5.Conteúdos programáticos
Através de materiais visuais, áudio e audiovisuais do manual e da docente, de cariz documental, (auto)biográfico e científico, sobre os países de língua alemã, serão desenvolvidos, além das capacidades base, o vocabulário específico, o conhecimento de temas atuais (Landeskunde) e a competência intercultural. Ao mesmo tempo serão aprofundadas as respetivas estruturas gramaticais pertencentes ao nível B2. A leitura de textos literários integrais desenvolverá as competências de compreensão de textos longos e de produção escrita e oral dos alunos, a sua criatividade e a sua ligação emocional à língua alemã.
5.Syllabus
Through documental, scientific, biographical, and audiovisual materials from the manual and the teacher, specific vocabulary and the knowledge of current topics will be developed as well as intercultural competence. At the same time, grammatical structures will be introduced and applied. The chosen literary texts will promote student´s competences on comprehension of long literary texts as well as on written and oral production. It will also develop their creativity and emotional connection to the German language.
6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino é de abordagem comunicativa. É procurado em igual medida o desenvolvimento das diferentes competências – ler, ouvir, falar e escrever –, em contexto de trabalho individual, em pares e em grupo. Como o nível de aprendizagem B2 se foca na oralidade e na escrita de diversos tipos de textos específicos, o trabalho na sala de aula e em casa focar-se-á igualmente na produção oral como na elaboração de textos. Esta metodologia baseia-se no uso de materiais autênticos como filmes, artigos de jornais, reportagens, textos biográficos de cariz pessoal etc. e envolve também materiais online (vídeos, material áudio, etc.). A avaliação é contínua e com base em 4 elementos: 2 testes escritos (50 %), 1 apresentação ao longo do semestre (25 %), participação nas aulas, trabalhos de casa (25 %).
6. Teaching methodologies (including evaluation)
The teaching methodology is
the communicative approach developing equally the different skills -
reading, listening, speaking, and
writing - in the context of individual work, in pairs and in groups. At the same time,
grammatical structures and specific vocabulary are introduced. As the B2-level focuses both on the improvement of oral and written expression, in the classroom and at home the focus is on oral production and on elaboration of different types of written
texts. This methodology is based on authentic
materials as films, literature, articles, reports, biographical texts etc. as
well as it involves the use of online resources (video, audio texts, etc).
Grading is based
on four elements: two written tests (50%),
one presentation (25%), in-class
participation, homework (25%).
7.Bibliografia
Sicher! B2. Kurs- und Arbeitsbuch. Hueber-Verlag.
Groβwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (2015), Langenscheidt.
Groβwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (2011), Pons.
Textos literários
8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
1 hora/semana, a definir no início do semestre / 1 hour/week, timetable indicated at the beginning of the semester.
9. Requisitos (caso existam)/Requirements (if foreseen)
Ter adquirido o nível B 2.1 do QECR / having passed the B2.1-level or results in the placement test that indicate B2.2-level.