Unidade Curricular | Course Unit
Árabe V - Arabic V |
Código da Unidade Curricular | Course ID
86351 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
1.º ciclo |
Semestre | Semester
1º Semestre |
Docente(s) | Instructor(s)
Badr Hassanien |
Língua de ensino | Language of instruction
Português e Inglês (Portuguese and English) |
Programa | Course description
Gramática: frase complexa; o tempo presente e passado, verbo geminado, as desinências gramaticais (iCraab) e as quantidades expressas com o pronome interrogativo kam?; os particípios presente e passado; a anexação e a omissão de “nuun”, anexação de qualificação; o verbo “kaana” e suas irmãs; a forma passiva do verbo; a partícula “inna” e suas irmãs; o paradigma do nome de lugar; o plural fracionado; os diptotos; paradigmas do adjetivo superlativo; a especificação; o verbo defeituoso; verbo com waaw na primeira radical; o modo imperativo afirmativo e negativo.
Cultura: Ibn Batuta e a viagem mais longa da História; Damasco: a cidade urbana mais antiga na História; citação do sultão do Iémen; recordações do mês de Ramadão na região de Shaam; as festividades cristãs; homenagem à orientalista alemã Annemarie Schimmel; a imprensa árabe: da História árabe moderna; os começos do jornalismo árabe; jornalismo feminino no mundo árabe.
Grammar: complex sentence; present and past, twinned verb, the grammatical endings (iCraab) and the quantities expressed with interrogative pronoun kam ?; the present and past participles; the annexation and the omission of "nuun"; qualifying annexation; the verb "kaana" and his sisters; the passive form of the verb; the particle "inna" and his sisters; the paradigm of the place name; the split plural; the diptotos; paradigms of the superlative adjective; specification; the defective verb; verb with waaw as first radical; the imperative, affirmative and negative.
Culture: Ibn Battuta and the longest journey of history; Damascus: the oldest urban city in history; Yemen Sultan quotation; Ramadan month of memories in Shaam region; Christian festivities; tribute to the German orientalist Annemarie Schimmel; the Arab press: the modern Arab history; the beginnings of Arab journalism; female journalism in the Arab world. |
Avaliação | Grading and Assessment
A avaliação dos alunos baseia-se em 4 elementos: - Dois testes escritos (60%), - Um teste oral no fim do semestre (20%), - Colaboração nas aulas, trabalhos de casa e portfolio (20%)
The student evaluation is based on four elements: - Two written tests (60%) - An oral test at the end of the semester (20%) - Collaboration on classes, homework and portfolio (20%) |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
- Kristen Brustad, Mahmoud Al-Batal and Abbas Al-Tonsi, Al-Kitaab Fii Ta Callum Al-cArabiyya: Part Two, 2rd Edition, (2007). - Mohammad T. Alhawary, Modern Standard Arabic Grammar, Wiley-Blackwell, 2011. - António Dias Farinha, Curso de Árabe, Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Lisboa, 2001. - Badr Hassanien, " O Particípio Passado em Português e Exame Contrastivo com o Árabe", dissertação de mestrado, FLUL, Lisboa 1997.
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