Sumários

Verbos geminados; resolução de exercícios

6 Março 2025, 20:00 Badr Hassanien

-       Explicação dos chamados “verbos geminado”, i.e., os verbos em que a II radical é igual à III e que sofrem dos fenómenos de contração e de assimilação conforme o tipo da sílaba em que estas duas consoantes iguais se encontram, e as características da respetiva conjugação no pretérito perfeito e no presente do indicativo, do conjuntivo e apocopado.

-       Resolução de exercícios sobre os tópicos abordados.


Exibição de um vídeo; conjugação verbal e paradigmas; cultura: do património islâmico

27 Fevereiro 2025, 20:00 Badr Hassanien

  •   Exibição de um vídeo sobre Marrocos.
  •  Leitura do conteúdo do vídeo sob a forma de um texto com a respetiva tradução e explicação dos aspetos morfossintáticos e estilísticos nele contidos.
  •   Visualização e explicação de certos aspetos do património islâmico, mais precisamente, o sofismo e as dinastias dos mamelucos.


Orientalismo e orientalistas; emprego do presente do indicativo e do pretérito perfeito; resolução de exercícios

25 Fevereiro 2025, 20:00 Badr Hassanien

  • Apresentação sobre o orientalismo e alguns dois mais conhecidos orientalistas.
  •  Explicação do emprego do presente do indicativo e do pretérito perfeito em ações passadas nomeadamente na narração.
  •  Resolução de exercícios sobre a diferenciação entre o uso do presente do indicativo e do pretérito perfeito.


Exibição de um vídeo; conjugação verbal e paradigmas; cultura: do património islâmico; exercícios

20 Fevereiro 2025, 20:00 Badr Hassanien

  • Exibição de um vídeo sobre o Iémen.
  •  Leitura do conteúdo do vídeo sob a forma de um texto com a respetiva tradução e explicação dos aspetos morfossintáticos e estilísticos nele contidos e com participação dos alunos.


Leitura de um texto e exibição de um programa televisivo sobre Ibn Batuuta e a sua viagem mais longa da História

18 Fevereiro 2025, 20:00 Badr Hassanien

  •   Apresentação sobre o género literário árabe (Rihla) = Literatura das Viagens
  • Leitura, em árabe clássico, e auscultação de um texto intitulado Ibn Batuuta e a Viagem Mais Longa da História.
  • Visualização de um programa televisivo, produzido pelo canal por satélite Sharja, sobre Ibn Batuuta e a sua Rihla.
  • Perguntas sobre o referido texto.