Sumários

Apresentação dos conteúdos programáticos, bibliografia e normas de avaliação

24 Janeiro 2022, 15:30 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Objectivos:

Introduzir os temas e problemáticas da Antiguidade Tardia na Península Ibérica, caracterizando o conceito e explicando a pertinência da sua utilização.

Introduzir o debate das rupturas e continuidades, tratando os conceitos de “decadência romana”, Crise, Baixo Império, Período Paleocristão, Invasões Bárbaras, constituição dos reinos bárbaros.

 Apresentação das principais linhas da história da Península Ibérica entre os séculos III e VII, bem como os dados do registo arqueológico destas épocas, sublinhando justamente o tema das continuidades e rupturas e a sua visibilidade.

Pretende-se que os estudantes se familiarizem com os debates em torno deste período crucial para o desenho da Europa moderna.

Pretende-se que os estudantes adquiram familiaridade com os contextos e materiais arqueológicos deste diversificado período e saibam reconhecê-los.

Objectives:

One of the main objectives is to introduce the themes and issues of Late Antiquity in the Iberian Peninsula, discussing the concept and the relevance of its use.

An introduction to the discussion disruption versus continuities, dealing with some general concepts such as “Roman decadence”, crisis, Late Roman Empire, “Early Christian” period, Barbarian invasions, barbarian kingdoms.  

An introduction to the main lines of Iberian Peninsula’s History from the third until the seventh century AD and the data from the archaeological record of this long and varied lapse of time. The debate disruption versus continuities will be reminded on the archaeological visibility of both.

The students should also achieve a general capacity to identify contexts and artefacts from this large and disparate period.

Programa:

Âmbito cronológico e conceptual da Arqueologia pós-romana no Ocidente.

A Antiguidade Tardia, definição conceptual e materialidade arqueológica

As informações das fontes escritas e as dificuldades no estabelecimento de cronologias.

 As dificuldades na definição dos elementos caracterizadores deste período: uma efectiva ruptura ou somente algo de progressivamente diferente?

O Ocidente Peninsular entre os séculos IV e VIII.

Permanências e contrações dos espaços urbanos.

Os edifícios cristãos no redesenhar do espaço urbano.

O mundo rural. A transformação das villae. O contexto do surgimento das basílicas cristãs em meio rural.

 A Arqueologia da Morte na Antiguidade Tardia.

Continuidades na exploração dos recursos (minas, pedreiras e recursos marinhos); continuidades nas redes de povoamento e nos sistemas de distribuição (uma avaliação arqueológica)

Principais produções cerâmicas presentes na Península Ibérica (séc. III-VII): caracterização dos fabricos, cronologia, origem e difusão.

Syllabus:

Chronological and conceptual frameworks of Western post Roman Archaeology.

Late Antiquity: definition and archaeological materiality.

The relationship between information provided by written sources and the archaeological record. The difficulty of dating Late Antique archaeological contexts.

 The difficulties on characterization the Late Antique world: real disruption or just something different?

The westernmost Iberian Peninsula’s from fourth until eights century.

 The urban areas: continuities and contractions.

Reshaping the cityscape: New Christian buildings.

The rural world: villae transformations and the context for Christian churches.

The Archaeology of Death in Late Antiquity.

Continuities in the exploitation of resources (mines, quarries and marine resources); continuities in settlement networks and distribution systems.

Main ceramic products in the Iberian Peninsula’s archaeological record (from third to seventh century AD): fabric characterization, chronology, origins and diffusion.


Bibliografia:

Brown. P. (1971) – O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.

Brown, P.; Bowersock, G. W.; Grabar, O. (dir.) (1999) Late Antiquity: a guide to postclassical world. Cambridge / Belknap Press of Harvard University Press.

García Moreno, L. A., (1989) - Historia de España Visigoda, Madrid, Catedra.

Marques, A. H.; Leguay, J.-P.; Beirante, A. (1993)  - Nova História de Portugal, II Das invasões germânicas à “Reconquista”, Lisboa: Presença.

Medina, J. e Gonçalves, V. S. (dir.) - História de Portugal, 3º vol., Amadora, Ediclube, 1993.

Ward-Perkins, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press.

Actas das Reuniones de Arqueología Cristina en Hispania.

Base de dados on line sobre cerámicas romanas:

http://dicocer.syslat.net/

Base de dados on line sobre ánforas romanas:

http://ads.ahds.ac.uk/catalogue/archive/amphora_ahrb_2005/cat_amph.cfm

Id. de ânforas de produção hispânica:

http://amphorae.icac.cat/

Normas de avaliação:

Em conformidade com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, o regime de avaliação é contínuo, excluindo-se qualquer prova final.

É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente prova escrita presencial de carácter individual.

Os alunos são convidados a realizar provas de diversos tipos, provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais ou colectivos), sobre temas dos conteúdos programáticos; apresentações e participação em debates.

A classificação final é constituída pela média das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma, a obtida em prova escrita presencial de carácter individual.

Evaluation:

According to the FLUL’s General Evaluation Rules the evaluation regime is continuous with no final exams.

Students should done in each semester a minimum of two evaluation elements, and one of them must be an individual written test.

Students are stimulated to made different evaluation tests, individual written ones, essays (both individual and collective) on subjects concerning the syllabus’ topics; presentation and discussion of the essays.

The final classification will be the arithmetical media of the two best evaluation tests done, one necessarily the individual written test.