Cronologia e Periodização da Antiguidade Tardia (em perspectiva ocidental)

4 Fevereiro 2020, 12:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Cronologia e Periodização da Antiguidade Tardia (em perspectiva ocidental):
definição do conceito de Antiguidade Tardia em Peter Brown, século II aos inícios do VIII, e como o conceito se revela particularmente operativo para a Arqueologia da Península Ibérica.Principais etapas e transformações estruturais que podemos identificar neste extenso período cronológico:
1. O Império romano dos Severos;2. A chamada "crise do século III" suas características e impactes diferenciados;3. O Império da Tetrarquia e suas transformações;4. A continuidade das "crises" e as migrações de "bárbaros";5. A configuração de novos reinos, novas unidades políticas, na Península Ibérica.
Um período com registos escritos e a dificuldade em compatibilizar tais registos com o registo arqueológico: a Crónica de Idácio de Chaves, como exemplo.

Hydace, Chronique (Introduction, texte critique et traduction Tranoy, A.). 2 vols. Paris : Les Éditions du Cerf, 1974 (Sources Chrétiennes, 218).

Uma antologia traduzida para português em:

Cardoso, José Crónica de Idácio descrição da invasão e conquista da Península Ibérica pelos Suevos (Séc. V). Braga: Universidade do Minho, 1982.