Sumários

Os tempos conturbados dos inícios do século V no ocidente peninsular

19 Fevereiro 2025, 15:30 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Os tempos conturbados dos inícios do século V no ocidente peninsular:

A Crónica de Idácio de Chaves.
Visão apocalíptica e o seu impacte sobre a historiografia. 
Um mundo perturbado e com muitos agentes.
Os equívocos sobre  a destruição e abandono de Conimbriga e o confronto entre estas informações e o registo arqueológico.

Hydace, Chronique (Introduction, texte critique et traduction Tranoy, A.). 2 vols. Paris : Les Éditions du Cerf, 1974 (Sources Chrétiennes, 218).

Uma antologia traduzida para português em:

Cardoso, José Crónica de Idácio descrição da invasão e conquista da Península Ibérica pelos Suevos (Séc. V). Braga: Universidade do Minho, 1982.

Ruivo, J.; Correia, V. H. Conimbriga Diriptur. Aspectos das ocupações tardias de uma antiga cidade romana, disponível aqui:

https://www.uc.pt/cech/novidades-editoriais/conimbriga-diripitur-aspetos-das-ocupacoes-tardias-de-uma-antiga-cidade-romana/



Faseamento da longa Antiguidade Tardia

17 Fevereiro 2025, 15:30 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Apresentação da Longa Antiguidade Tardia, como a definiu Peter Brown:

A ascensão dos Severos;
A chamada "crise do século III"
A Tetrarquia
A  estabilização constantiniana e o triunfo do Cristianismo
Os tempos de Teodósio
A entrada de Suevos, Alanos e Vândalos na Península Ibérica
Godos, Suevos e Imperiais (Bizantinos)
A unificação Goda


Não houve aula

12 Fevereiro 2025, 15:30 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Não houve aula, por estar ausente do país o docente


Apresentação do Programa, breve comentário sobre os conteúdos, apresentação das normas de avaliação e proposta de trabalhos práticos

10 Fevereiro 2025, 15:30 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Breve comentário sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular

Normas de Avaliação:

Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:

1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.

2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).

3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.

Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação

Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.

A classificação final na disciplina é constituída pela média aritmética das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial de carácter individual.

Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.

Trabalhos práticos

O debate conceptual da Antiguidade Tardia. 

1.        @ estudante deverá realizar uma ficha de leitura sobre uma das seguintes obras:

 

BROWN. P. (1971) – O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.

GARNSEY, P.; HUMFRESS, C. (2001) – The evolution of the Late Antique World, Cambridge: Orchard Academic.

MARROU, H. I. (1979 ) - Decadência romana ou antiguidade tardia?  Lisboa : Aster.

WARD-PERKINS, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press (há tradução portuguesa na editora Alethéia).

 

 

2.      @ estudante pode optar por realizar um ensaio comparando as teses defendidas em duas das obras recomendadas: 

 

BROWN vs. WARD-PERKINS

MARROU vs. WARD-PERKINS

 

 

3poderá optar pela realização de um trabalho de maior fôlego onde analise as quatro obras recomendadas