Sumários

Antiguidade Tardia âmbito cronológico e principais linhas da problemática do seu estudo

12 Outubro 2015, 10:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Antiguidade Tardia âmbito cronológico e principais linhas da problemática do seu estudo


Não houve aula

8 Outubro 2015, 10:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Não houve aula por estar o docente a participar em Congresso Internacional em Cádiz, Espanha:
http://www.campusdelmar.es/es/noticias/mas-centenar-expertos-14-paises-debatiran-anforologia-cadiz


Não houve aula

5 Outubro 2015, 10:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Não houve aula por estar o docente a participar em Congresso Internacional em Cádiz, Espanha:


http://www.campusdelmar.es/es/noticias/mas-centenar-expertos-14-paises-debatiran-anforologia-cadiz


Apresentação do Programa e Bibliografia da Unidade Curricular

1 Outubro 2015, 10:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Apresentação do Programa e Bibliografia da Unidade Curricular
Definição dos critérios de avaliação:

Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:

1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.

2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).

3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.

Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação

Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.

A classificação final na disciplina é constituída pela média aritmética das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial de carácter individual.

Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.

Proposta de trabalho prático:

O debate conceptual da Antiguidade Tardia.

 

1.      O aluno deverá realizar uma ficha de leitura sobre uma das seguintes obras:

 BROWN. P. (1971) – O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.

GARNSEY, P.; HUMFRESS, C. (2001) – The evolution of the Late Antique World, Cambridge: Orchard Academic.

 MARROU, H. I. (1979 ) - Decadência romana ou antiguidade tardia?  Lisboa : Aster.

 WARD-PERKINS, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press (há tradução portuguesa na editora Alethéia).

  

2.      O aluno pode optar por realizar um ensaio comparando as teses defendidas em duas das obras recomendadas: 

BROWN vs. WARD-PERKINS

MARROU vs. WARD-PERKINS

 

3.      O aluno poderá optar pela realização de um trabalho de maior fôlego onde analise as quatro obras recomendadas

 

 Os trabalhos listados em 2 e 3 podem ser individuais ou de grupo (não mais de três alunos), a ficha de leitura de uma única obra será trabalho individual.


Workshop Internacional sobre Terra Sigillata Sud-Gálica no Sudoeste da Península Ibérica

28 Setembro 2015, 10:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Devido à realização do:

Workshop Internacional sobre Terra Sigillata Sud-Gálica no Sudoeste da Península Ibérica

http://www.uniarq.net/workshop-sigillata-2015.html


Os alunos foram convidados a participar no referido evento.