Apresentação do Programa e Bibliografia da Unidade Curricular
1 Outubro 2015, 10:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Apresentação do Programa e Bibliografia da Unidade Curricular
Definição dos critérios de avaliação:
Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:
1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.
2-) Um dos elementos de avaliação
terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter
individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos
de consulta que consigo tiver).
3-) É necessária a realização de,
pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma
prova escrita presencial de carácter individual.
Assim, os alunos que não tiverem
realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma
prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados,
surgindo na pauta final a indicação de sem
avaliação
Ao longo do ano lectivo, os
alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais
provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser
individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em
debates.
A classificação final na disciplina é constituída pela média aritmética
das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma
delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial
de carácter individual.
Estas disposições foram comunicadas
aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.
Proposta de trabalho prático:
O debate conceptual da Antiguidade Tardia.
1. O aluno deverá realizar uma ficha de leitura sobre uma das seguintes obras:
BROWN. P. (1971) – O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.
GARNSEY, P.; HUMFRESS, C. (2001) – The evolution of the Late Antique World, Cambridge: Orchard Academic.
MARROU, H. I. (1979 ) - Decadência romana ou antiguidade tardia? Lisboa : Aster.
WARD-PERKINS, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press (há tradução portuguesa na editora Alethéia).
2. O aluno pode optar por realizar um ensaio comparando as teses defendidas em duas das obras recomendadas:
BROWN vs. WARD-PERKINS
MARROU vs. WARD-PERKINS
3. O aluno poderá optar pela realização de um trabalho de maior fôlego onde analise as quatro obras recomendadas
Os trabalhos listados em 2 e 3 podem ser individuais ou de grupo (não mais de três alunos), a ficha de leitura de uma única obra será trabalho individual.