Sumários
Apresentação das propostas de trabalhos práticos a realizar no âmbito da UC
25 Janeiro 2023, 14:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Apresentação das propostas de trabalhos práticos a realizar no âmbito da UC:
O debate conceptual da Antiguidade Tardia.
1. O aluno deverá realizar uma ficha de leitura sobre uma das seguintes obras:
BROWN. P. (1971) – O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.
GARNSEY, P.; HUMFRESS, C. (2001) – The evolution of the Late Antique World, Cambridge: Orchard Academic.
MARROU, H. I. (1979 ) - Decadência romana ou antiguidade tardia? Lisboa : Aster.
WARD-PERKINS, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press (há tradução portuguesa na editora Alethéia).
2. O aluno pode optar por realizar um ensaio comparando as teses defendidas em duas das obras recomendadas:
BROWN vs. WARD-PERKINS
MARROU vs. WARD-PERKINS
3. O aluno poderá optar pela realização de um trabalho de maior fôlego onde analise as quatro obras recomendadas.
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo (não mais de três alunos)
Introdução genérica ao contexto histórico da Antiguidade Tardia no Império Romano do Ocidente
Apresentação do Programa e Bibliografia da Unidade Curricular explicação sobre os métodos de avaliação
23 Janeiro 2023, 14:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Avaliação:
Em conformidade com o disposto no
Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:
1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.
2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).
3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.
Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação
Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.
A classificação final na Unidade Curricular é constituída pela média aritmética das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial de carácter individual.
Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.
Programa e Bibliografia:
Âmbito cronológico e conceptual da Arqueologia da
Antiguidade Tardia.
A Antiguidade Tardia, definição conceptual e
materialidade arqueológica
As informações das fontes escritas e suas
dificuldades.
As dificuldades na definição dos elementos
caracterizadores deste período: uma efectiva
ruptura ou somente algo de progressivamente
diferente?
O Ocidente Peninsular entre os séculos IV e VIII.
Permanências e contrações dos espaços urbanos.
Os edifícios cristãos no redesenhar do espaço
urbano.
O mundo rural. A transformação das villae. O contexto do surgimento das
basílicas cristãs em meio rural.
A Arqueologia da Morte na Antiguidade Tardia.
Continuidades na exploração dos recursos (minas,
pedreiras e recursos marinhos);
continuidades nas redes de povoamento e nos sistemas
de distribuição (uma avaliação
arqueológica)
Principais produções cerâmicas presentes na
Península Ibérica (séc. III-VII): caracterização dos fabricos, cronologia,
origem e difusão.
Bibliografia
Brown. P. 1971, The World of Late
Antiquity, London. Thames and Hudson - O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.
Brown, P.;
Bowersock, G. W.; Grabar, O. (dir.) 1999 Late
Antiquity: a guide to postclassical world. Cambridge / Belknap Press of
Harvard University Press.
García Moreno,
L. A., (1989) - Historia de España
Visigoda, Madrid, Catedra.
Marques, A. H.; Leguay, J.-P.; Beirante, A. (1993) -
Nova História de Portugal, II Das
invasões germânicas à “Reconquista”, Lisboa: Presença.
Medina, J. e Gonçalves, V. S. (dir.) - História de Portugal, 3º vol., Amadora,
Ediclube, 1993.
Ward-Perkins, B.
(2005) – The Fall of Rome and the end of
Civilization. Oxford. Oxford
University Press. - A Queda de Roma e o
Fim da Civilização. Lisboa: Aletheia.
Actas das Reuniones
de Arqueología Cristina en Hispania.
Base de dados on
line sobre cerâmicas romanas:
Base de dados on
line sobre ânforas romanas:
http://ads.ahds.ac.uk/catalogue/archive/amphora_ahrb_2005/cat_amph.cfm
Base de dados sobre ânforas hispânicas: