Sumários

Apresentação das propostas de trabalhos práticos a realizar no âmbito da UC

25 Janeiro 2023, 14:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Apresentação das propostas de trabalhos práticos a realizar no âmbito da UC:

Propostas de trabalhos práticos:

 O debate conceptual da Antiguidade Tardia.

 1.      O aluno deverá realizar uma ficha de leitura sobre uma das seguintes obras:

BROWN. P. (1971) – O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.

GARNSEY, P.; HUMFRESS, C. (2001) – The evolution of the Late Antique World, Cambridge: Orchard Academic.

MARROU, H. I. (1979 ) - Decadência romana ou antiguidade tardia?  Lisboa : Aster.

WARD-PERKINS, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press (há tradução portuguesa na editora Alethéia).

2.      O aluno pode optar por realizar um ensaio comparando as teses defendidas em duas das obras recomendadas: 

BROWN vs. WARD-PERKINS

MARROU vs. WARD-PERKINS

3.      O aluno poderá optar pela realização de um trabalho de maior fôlego onde analise as quatro obras recomendadas.

Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo (não mais de três alunos)


Introdução genérica ao contexto histórico da Antiguidade Tardia no Império Romano do Ocidente



Apresentação do Programa e Bibliografia da Unidade Curricular explicação sobre os métodos de avaliação

23 Janeiro 2023, 14:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Avaliação:

Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:

1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.

2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).

3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.

Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação

Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.

A classificação final na Unidade Curricular é constituída pela média aritmética das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial de carácter individual.

Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.

Programa e Bibliografia: 

Âmbito cronológico e conceptual da Arqueologia da Antiguidade Tardia.

A Antiguidade Tardia, definição conceptual e materialidade arqueológica

As informações das fontes escritas e suas dificuldades.

As dificuldades na definição dos elementos caracterizadores deste período: uma efectiva

ruptura ou somente algo de progressivamente diferente?

O Ocidente Peninsular entre os séculos IV e VIII.

Permanências e contrações dos espaços urbanos.

Os edifícios cristãos no redesenhar do espaço urbano.

O mundo rural. A transformação das villae. O contexto do surgimento das basílicas cristãs em meio rural.

A Arqueologia da Morte na Antiguidade Tardia.

Continuidades na exploração dos recursos (minas, pedreiras e recursos marinhos);

continuidades nas redes de povoamento e nos sistemas de distribuição (uma avaliação

arqueológica)

Principais produções cerâmicas presentes na Península Ibérica (séc. III-VII): caracterização dos fabricos, cronologia, origem e difusão.

Bibliografia

Brown. P. 1971, The World of Late Antiquity, London. Thames and Hudson - O fim do Mundo Antigo: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Verbo.

Brown, P.; Bowersock, G. W.; Grabar, O. (dir.) 1999 Late Antiquity: a guide to postclassical world. Cambridge / Belknap Press of Harvard University Press.

García Moreno, L. A., (1989) - Historia de España Visigoda, Madrid, Catedra.

Marques, A. H.; Leguay, J.-P.; Beirante, A. (1993) - Nova História de Portugal, II Das invasões germânicas à “Reconquista”, Lisboa: Presença.

Medina, J. e Gonçalves, V. S. (dir.) - História de Portugal, 3º vol., Amadora, Ediclube, 1993.

Ward-Perkins, B. (2005) – The Fall of Rome and the end of Civilization. Oxford. Oxford University Press. - A Queda de Roma e o Fim da Civilização. Lisboa: Aletheia.

Actas das Reuniones de Arqueología Cristina en Hispania.

Base de dados on line sobre cerâmicas romanas:

http://dicocer.syslat.net/

Base de dados on line sobre ânforas romanas:

http://ads.ahds.ac.uk/catalogue/archive/amphora_ahrb_2005/cat_amph.cfm

Base de dados sobre ânforas hispânicas:

http://amphorae.icac.cat/