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A basílica de Santa Sofia e a reforma urbana de Constantinopla. Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica
25 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
A basílica de Santa Sofia e a reforma urbana de Constantinopla. Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
Comunicação aos alunos das modalidades e datas dos elementos de avaliação da uc de ARTE DA ANTIGUIDADE TARDIA E ISLÂMICA: TRABALHO 1) A data de entrega dos trabalhos de investigação passa para dia 6 de Maio, pelo que podem entregar o trabalho até essa data, podendo também fazê-lo antes; 2) o trabalho deve ser elaborado de acordo com as indicações metodológicas veiculadas nas sessões lectivas de 4 e 10 de Março passado, as quais constam igualmente de um pdf enviado a todos os alunos no dia 4 de Março; 3) o trabalho não deve exceder as 10/12 páginas de texto + anexos; 4) o trabalho deve ser enviado em formato pdf para o endereço electrónico do qual vos envio o presente mail; 5) para evitar confusões, cada trabalho deve ser identificado do seguinte modo AATI_NOME_APELIDO_Nº aluno. Exemplo: AATI_ANA_SILVA_12345;
TESTE 1) No dia 29 de Abril realizar-se-á um teste, cujo enunciado será enviado por mail a todos os alunos à hora correspondente à sessão lectiva (10.00h). 2) o teste constará de 3 questões de desenvolvimento das quais deverão escolher 2 para responder, com recurso à consulta de bibliografia; 3) será indicado um número máximo de caracteres para cada resposta; 4) o teste deverá ser devolvido, sob a forma de um documento em formato pdf, até às 10.00h da manhã do dia seguinte (30 de Abril); 5) para evitar confusões deve cada teste ser identificado do seguinte modo: TESTE_ AATI_NOME_APELIDO_Nº aluno. Exemplo: TESTE_AATI_ANA_SILVA_12345; 6) mais informo que as questões do teste corresponderão na totalidade à matéria que foi leccionada presencialmente, não havendo lugar a questões relativas a conteúdos veiculados nas sessões lectivas não presenciais.
RECENSÕES Para aqueles de vós que optaram por fazer a recensão de um texto (de acordo com as indicações que a respeito dei), a mesma irá substituir o trabalho, pelo que recomendo que tal opção ocorra apenas quando a realização do trabalho se revelar de todo impossível. Considerando que as recensões podem substituir o trabalho (apenas nas circunstâncias mencionadas), a data de entrega é a mesma.
AVALIAÇÃO Tendo em conta as circunstâncias da situação que todos vivemos, procurei adaptar às mesmas as modalidades de avaliação. Não vendo necessidade, contudo, de alterar a percentagem em que cada elemento de avaliação contribui para a avaliação final. Assim, o teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho preenche 50% da avaliação. São ainda tidos em conta, como já o eram, outros factores de ponderação como sejam a assiduidade e a participação, relativamente ao período em que as sessões lectivas presenciais decorreram normalmente.
BIBLIOGRAFIA BASSETT, Sarah, The Urban Image of Late Antique Constantinople, Cambridge, Cambridge University Press, 2004 KLEINBAUER, W. E., Saint Sophia at Constantinople. Singulariter in Mundo, Dublin (New Hampshire), William Bauhan, 1999 KRAUTHEIMER, Richard, Three Christian Capitals: Topography & Politics, Berkeley, University of California Press, 1983 MACLAGAN, Michael, A Cidade de Constantinopla, Lisboa, Editorial Verbo, 1972
MAINSTONE, Rowland, Hagia Sophia. Architecture, Structure and Liturgy of Justinian’s great church, Londres, Thames & Hudson, 2001 (1ª ed. 1988). |
4. Arte Bizantina, 4.1. Urbanismo, religião e política em Constantinopla: a fundação da “Nova Roma” de Constantino. 4.2. Arte Bizantina: arquitectura (as igrejas de planta cruciforme).
23 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. Arte Bizantina, 4.1. Urbanismo, religião e política em Constantinopla: a fundação da “Nova Roma” de Constantino. 4.2. Arte Bizantina: arquitectura (as igrejas de planta cruciforme).
BIBLIOGRAFIA
BASSETT, Sarah, The Urban Image of Late Antique Constantinople, Cambridge, Cambridge University Press, 2004
CORMACK, Robin, Byzantine Art, Oxford, Oxford University Press, 2000
DURAND, Jannic, Byzantine Art, Paris, Terrail, 1999
KITZINGER, Ernst, Byzantine Art in the Making. Main Lines of Stylistic Development in Mediterranean Art. 3rd-7th Century, 2ª ed., Cambridge (Mass.), Harvard University Press, 1980 (1ª ed. 1977)
KRAUTHEIMER, Richard, Early Christian and Byzantine Architecture, 4ª ed., New Haven-Londres, Yale University Press, 1986 (1ª ed. 1965)
MACLAGAN, Michael, A Cidade de Constantinopla, Lisboa, Editorial Verbo, 1972
RICE, David Talbot, Art of Byzantine Era, Londres, Thames & Hudson, 1985 (1ª ed. 1963)
RODLEY, Lyn, Byzantine Art and Architecture: an Introduction, Cambridge, Cambridge University Press, 1996.3.5. Arte Paleocristã: mosaicos.Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
18 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3.5. Arte Paleocristã: mosaicos.Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA
DELIYANNIS, Deborah Mauskopf, Ravenna in Late Antiquity, Nova Iorque, Cambridge University Press, 2010
GIZZI, Federico, I Mosaici di Roma, Roma, Newton & Compton Editori, 1996
SAS-ZALOZIECKY, Wladmir, Arte Paleocristã, Lisboa, Editorial Verbo, 1971
VICCHI, Roberta, Le Basiliche Maggiori di Roma, Florença, Scala, 1999
WEBB, Matilda, The Churches and Catacombs of Early Christian Rome: a comprehensive guide, Brighton-Portland, Sussex Academic Press, 2001.
Envio de informações relativas às novas modalidades de contacto com os alunos (durante a suspensão das sessões lectivas presenciais), manutenção da actividade lectiva, acompanhamento de trabalhos de investigação em curso, etc.
16 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Envio de informações relativas às novas modalidades de contacto com os alunos (durante a suspensão das sessões lectivas presenciais), manutenção da actividade lectiva, acompanhamento de trabalhos de investigação em curso, etc.
Não houve lugar a sessão lectiva por via da suspensão da actividade lectiva presencial na FLUL.
11 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Não houve lugar a sessão lectiva por via da suspensão da actividade lectiva presencial na FLUL.