Apresentação: objectivos, conteúdos programáticos, bibliografia, metodologia, avaliação.

27 Janeiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de conhecimentos relativos à produção artística ao longo do tempo, a disciplina de Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, poderão ser complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste e de 1 trabalho de investigação (entregue na versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens. O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc. O teste realizar-se-à a 30 de Março. A entrega da versão escrita dos trabalhos terá lugar a 23 de Março e as apresentações orais decorrerão a partir de dia 6 de Abril.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

1.      Introdução

 

Periodizações (séculos III-X), espaços (Europa Ocidental e Mediterrâneo Oriental) e poderes. Arte, política e religião.

 

2.    Arte da Antiguidade Tardia

 

2.1.        A anarquia do século III e a reestruturação do Império Romano sob o regime da Tetrarquia. As metamorfoses da arte romana nos finais do séc. III e inícios do séc. IV.

2.2.        Atitudes face à imagem entre os primeiros cristãos (séculos II-IV).

 

3.    Arte Paleocristã

 

3.1.        Génese da cultura visual paleocristã (séculos III-V). A apropriação de formas e temas da cultura visual romana por parte do cristianismo.

3.2.       O ícone. Principais teorias a respeito da criação dos ícones cristãos.

3.3.        Urbanismo, religião e política em Roma (séculos IV-V). As obras de Constantino em Roma: construções cívicas/pagãs e construções cristãs. As basílicas constantinianas.

3.4.        A arquitectura paleocristã: identificação de tipologias morfológico-funcionais (titulus, domus ecclesiae, igrejas longitudinais e igrejas cruciformes).

3.5.        Escultura, pintura, mosaicos: caracterização tipológica e programas iconográficos.

 

4.    Arte Bizantina

 

4.1.        Urbanismo, religião e política em Constantinopla (séculos IV-V): a fundação da “Nova Roma” por Constantino.

4.2.        Arquitectura. o modelo bizantino de igreja cruciforme quincuncial com nove tramos (séculos VI-XI). A basílica de Santa Sofia.

4.3.        A “Querela das Imagens” em Bizâncio (séculos VIII-IX).

4.4.        As outras artes.

 

5.    Introdução à Arte Islâmica

 

5.1.        Introdução à arte islâmica. Questões prévias: expansão territorial do Islão e o ambiente artístico do século VII. Os conceitos de abstracção, ornamentação e iconoclastia aplicados aos inícios da arte islâmica.

5.2.        Arquitectura: identificação de tipologias morfológico-funcionais (mesquitas, minaretes, madrassas, mausoléus, fortificações, palácios).

5.3.        As outras artes (metais, cerâmica, iluminura, têxteis, marfins)

5.4.        A arte islâmica em Portugal.

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

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