ARTE DA ANTIGUIDADE TARDIA E ISLÂMICA
Docentes
Vítor Serrão
vit.ser@fl.ul.pt
Joaquim Rodrigues dos Santos
joaquimr.santos@campus.ul.pt
Conteúdo da unidade curricular
O programa da unidade curricular pretende abordar a caracterização formal da arte (arquitectura, urbanismo, pintura, escultura e artes decorativas) produzidas na área da bacia do Mediterrâneo entre os séculos III e XV, podendo o estudo procura abranger genericamente áreas geográficas e temporais mais alargadas, consoante a sua pertinência para a compreensão das temáticas em estudo. Contém ainda a análise comparativa dos processos de formação da arte paleocristã, bizantina e islâmica, bem como os processos de transformação da arte tardo-romana e de subsistência da arte paleocristã e pré-românica na cultura da Península Ibérica. Associado às questões artísticas estão também o estudo das relações entre imagem, religião e poder nos diversos espaços político-religiosos mediterrânicos, fundamentais para a definição das respectivas formas artísticas.
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver)
· Proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico no domínio da história da arte e sua metodologia, bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica;
· Identificar e interpretar os eventos históricos mais relevantes e as principais características dos movimentos culturais entre o século III e o século XV na Bacia do Mediterrâneo (ideologias político-religiosas, panoramas económicos, estéticas artísticas, etc.), bem como o modo como estes se plasmaram na arte;
· Articular de forma coerente os contextos histórico-culturais e artísticos ocorridos no espaço que é actualmente o território português com contextos análogos ocorridos na cena ibérica e internacional;
· Avaliar a habilidade cognitiva, a capacidade de compreensão e expressão de ideias, a faculdade para recolha e análise de informação oriunda de fontes variadas, e o desenvolvimento da competências de resolução de problemas;
· Adquirir metodologias de pesquisa, análise e investigação, de trabalho em grupo com equipas multidisciplinares, de produção teórico-crítica, e de expressão de ideias (escrita, oral e visual), em consonância com um compromisso de ética moral;
· Potencializar os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular em conexão com as outras unidades curriculares e com situações futuras de âmbito académico e profissional.
Conteúdo programático
1. Periodizações (séculos III-XV), espaços (Europa Ocidental, Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente) e poderes (arte, política, religião e economia).
2. A anarquia do Império Romano no século III, a sua reestruturação sob o regime da Tetrarquia, e o impacto nas metamorfoses da arte tardo-clássica romana no séc. IV.
3. Génese da cultura visual paleocristã (séculos III-V), com a apropriação de formas e temas da cultura visual romana, e as influências do Próximo e Médio Oriente.
4. A criação dos ícones cristãos, a caracterização tipológica e os programas iconográficos da arte paleocristã.
5. O imperador Constantino, a fundação da “nova Roma” no Próximo Oriente e a génese da arte bizantina.
6. A Questão Iconoclasta bizantina e o Grande Cisma religioso entre o cristianismo do Ocidente e do Oriente.
7. A expansão territorial do Islão e a adopção de influências culturais dos territórios conquistados.
8. Os conceitos de abstracção, ornamentação e iconoclastia aplicados aos inícios da arte islâmica.
9. As reminiscências paleocristãs e bizantinas nas artes visigótica, asturiana e pré-românica ibérica.
10. As fontes e influências das artes dos períodos tardo-romano, bizantino e islâmico nos revivalismos dos séculos XVIII, XIX e XX.
Metodologia de ensino
As aulas serão teóricas e teorico-práticas, de carácter expositivo e com análise e discussão de textos e imagens ilustrativas das temáticas abordadas. Os alunos serão incentivados a participar nas aulas, mediante perguntas e comentários críticos expontâneos relativos aos temas abordados, bem como a reflectirem e pesquisarem, exteriormente às aulas, sobre as matérias estudadas, utilizando os instrumentos metodológicos adquiridos nas aulas. As sessões lectivas poderão ser complementadas com actividades extra-curriculares (visitas de estudo, seminários e conferências).
Demonstração dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem
O programa da unidade está articulado em torno do estudo da arte na Bacia do Mediterrâneo entre os séculos III e XV. Pretende-se contextualizar o modo como os eventos históricos (políticos, religiosos e sociais) e os modelos culturais se repercutiram e modelaram, ao longo dos tempos, a arte do período tardo-romano, paleocristão, bizantino e islâmico.
Demonstração das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem
A exposição teórica das matérias lectivas, combinada com a análise e discussão de textos e imagens ilustrativas das temáticas abordadas, permite aos alunos tomar conhecimento dos temas focados nas aulas, mas também incentivar a interpretação crítica e estimular a reflexão sobre os mesmos. Aliado à participação nas aulas e ao teste individual de aferição de conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento de trabalhos de grupo possibilitam facultar a aquisição e incremento de instrumentos de trabalho e metodologias de actuação úteis para o futuro, nomeadamente a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas do conhecimento, e suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.
Avaliação e fórmula de cálculo da classificação final
1. Trabalho de grupo, com um texto de 20.000 a 30.000 caracteres (incluindo título, legendas de imagens, nome dos autores, notas de rodapé, espaços e pontuação) seguindo normas previamente disponibilizadas, complementado por uma apresentação do trabalho em powerpoint com 15 minutos e mais 5 minutos de perguntas e respostas (apresentação feita por todos os elementos do grupo); o tema poderá ser sobre uma peça artística ou um conjunto de obras de arte (arquitectura, escultura, pintura, cidade, etc.), um artista ou mecenas/patrocinador das artes, ou uma análise comparativa entre movimentos artísticos, desde que relacionado com o tema da disciplina; a constituição dos grupos (3 elementos; apenas em casos excepcionais se aceitarão grupos menores); a entrega final em suporte digital será a 26 de Abril, por email; apresentações de trabalhos nos horários normais de aulas dos dias 27 de Abril e 02, 04 e 09 de Maio; a avaliação do trabalho de grupo vale 40% da nota final.
2. Dois testes individuais, o primeiro a 07 de Março e o segundo a 18 de Abril, ambos com duas partes; na primeira parte terão de escolher 2 entre 3 perguntas de desenvolvimento (máximo de 1 folha de ponto para as respostas) e na segunda parte existirão 12 perguntas de resposta rápida (resposta no enunciado); a avaliação dos testes vale 40% da nota final.
3. Os 20% sobrantes são dados na totalidade a todos os alunos, podendo ser descontados deste valor itens relativos ao uso incorrecto do português (erros gramaticais, ortográficos e de expressão falada e escrita) e a participação e frequência nas aulas (com relevância para os debates temáticos); haverá folha de presença para ser assinada nas aulas.
Horário de leccionação
Aulas teóricas às segundas-feiras e quartas-feiras das 09.30h às 11.00h. Atendimento aos alunos semanalmente, nos últimos 15 minutos de cada sessão lectiva ou em data a combinar previamente.
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